<< Trabalhos
Em que posso servi-lo?
Pois não, em que posso servi-lo, Senhor? Será que você tem servido bem a Cristo? Deus me trouxe a mente um versículo para o qual eu nunca havia dado a devida atenção antes. Veja ele a seguir:
"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel;" (I Coríntios 4:1,2)
Definirei o termo Igreja:
A igreja é toda pessoa que confessa Cristo com Senhor, é a despenseira, ou seja, a Chefe de cozinha de Deus ou a garçonete dele.
Mas o que ser despenseiro?
Segundo o dicionário on line despenseiro é: "Encarregado numa comunidade do fornecimento e administração dos gêneros alimentícios. Aquele que tem a seu cargo a dispensa. Pejorativo: Aquele que é caridoso utilizando a generosidade alheia."
Então, a igreja é como a chefe de cozinha, a encarregada dos alimentos sejam eles espirituais ou não. Ou de maneira a aproximá-la mais ainda das pessoas podemos compará-la com uma garçonete.
Os ministérios seriam as bandejas, pratos, ou seja, os instrumentos utilizados pra que o alimento que é a Palavra de Deus seja servida e chegue até as pessoas. Mas, o que impede as pessoas de gostarem ou de receberem a Palavra de Deus?
Podem ser dentre outras coisas:
1. Despreparo
O jeito despreparado (relaxado) como a igreja serve a Palavra. Afinal de contas, quem aqui gosta de ser mal atendido quando vai a um restaurante? Ou quem gosta de receber o alimento por uma garçonete relaxada, suja ou desequilibrada?
2. Falta de alimento
Porque a igreja não tem o alimento que pode saciar a fome das pessoas (a igreja está vazia).
3. Indisponibilidade
Ou pelo fato da igreja apesar de ter essa palavra em si, não querer servir as pessoas.
Como resolver estes problemas?
1. Através do Avivamento
Este pode combater a sujeira espiritual e o mau testemunho que enoja as pessoas.
2. Treinamento e Capacitação
Embora Deus chame incapacitados para o serviço, ele diz que o capacitará. Logo, a igreja tem que buscar conhecimento para combater o despreparo, desiquilíbrios e exageros, conseguindo assim a segurança e firmeza necessária que as pessoas que precisam tanto encontrar nela.
3. Disponibilidade e esforço
A igreja deve "pagar o preço" para ter a Palavra de Deus (alimento espiritual) e a presença de Deus, isto é, converter-se ou caso seja necessário reconciliar-se com o Pai, buscar a Deus em oração, leitura Bíblica, comunhão com os irmãos, serviço, discipulado, treinamento, arrependimento diário e purificação de pecados para que não seja uma igreja vazia de Deus!
4. Disciplina e continuidade
4. Disciplina e continuidade
Corrigir em amor é válido, pois todo Pai corrige ao filho ao qual ama. Mas, a obra não pode parar por causa de um inativo. Logo, se ele escolhe esconder talentos que sofra as consequências caso não queira se redimir. E que os que estiverem dispostos a servir tenham suas oportunidades garantidas e até mesmo ampliadas para assim continuarem dando cada vez mais frutos desde que não haja maus tratos e sobrecarga ao voluntário.
Que tipos de pessoas vão à igreja?
1. Carentes
Muitas pessoas que vão até a igreja, ou seja, até você, são pessoas famintas ou elas desejam ardentemente saciar algum tipo de carência que há nelas, por exemplo: problemas de saúde, financeiros, familiares, conjugais, profissionais, emocionais ou outros.
2. Insatisfeitas
Ou elas estão atrás de algo novo, algo que torne a vida mais saborosa, mais agradável, mais feliz.
O restaurante (igreja de Cristo) tem tido esse tipo de cardápio para estas pessoas? Você tem isso para oferecer a elas? A igreja tem oferecido um alimento (Palavra de Deus) com o tempero divino especial: do amor, da alegria, da paz, da prosperidade verdadeira, da fé, da salvação, da restauração, das ações sociais, da verdadeira santidade que nada mais é que a obediência aos princípios bíblicos?
Será que ela tem levado as pessoas a viverem uma vida mais saborosa, mais alegre, ou tem oferecido um alimento azedo, insosso, amargo e recheado de contendas, heresias, idolatrias (inclusive as "evangélicas"), futilidades, azedume de religiosidades e falsa santidade, das mentiras, dos escândalos, da hipocrisia, da indiferença, do desamor, das tristezas, das imposições desnecessárias, dos julgamentos?
Se as pessoa forem bem recebidas, bem atendidas e tiverem suas necessidades satisfeitas, a chance delas voltarem a ir nesse "restaurante" e se tornarem frequentes é bem grande não é?
Estamos executando e executando bem nosso papel de despenseiros dos mistérios, da Palavra e do amor de Deus? Ou estamos oferecendo algo diferente a elas, algo ruim que está afastando elas não apenas de nós, mas do nosso Deus dono do "Restaurante Igreja de Cristo", ou melhor, o seu dono?
<< Trabalhos
Autora: Eliane Mariz | Gênero: Crônica | Editado: 12/06/13 | Atualizado: 26/08/17
<< Trabalhos