Pular para o conteúdo principal

Juízo


Juízo
Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas)
Por Eliane Mariz.




PERSONAGENS
Jesus, Filho de Deus e Juiz.
Deus, Pai de Jesus Cristo.
Diabo, Acusador.
Narrador (a).
 Ester Éfeso, cristã que será salva.
João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                         
Jonas Pérgamo, cristão que será salvo.
Marta Tiatira, cristã que será salva.
Saul Sardes, religioso que será condenado.
Ana Filadélfia, cristã que será salva.
Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada.

ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final.


ATO I
Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje.
Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.
Jesus deve estar com veste brancas, vestes reais e sua coroa de Príncipe da Paz. Assim também Deus deve estar com vestes reais e coroado.


CENA I
Jesus, Deus.

JESUS ENTRA EM CENA.
Jesus: (Com um semblante reflexivo e demonstrando preocupação) Estou preocupado com alguns irmãos meus. O que fazer se eles continuarem se comportando assim? Se o juízo final fosse hoje como seria?
(Jesus começa a fazer um semblante de quem está imaginando o julgamento).
(Música de sinos dando a entender que começa ali a encenação da imaginação de Jesus).
Narrador: E Jesus se põe a imaginar como seria o julgamento de sua igreja se o juízo final fosse hoje.
DEUS ENTRA EM CENA:
Deus: (Deus chama Jesus, que demonstra estar muito concentrado em seus pensamentos, a ponto de não ouvir o Pai) Filho, filho, Jesus!


(Deus toca o ombro de Jesus chamar sua atenção) Acorda! Parece que está sonhando.
Jesus: Oh Pai desculpa. Eu estava distraído.
Deus: Filho chegou o grande Dia.  É hora de voltar!
Jesus: (Jesus demonstra preocupação, pois, sabe que algumas pessoas não serão salvas se ele voltar naquele momento e ele ama essas pessoas) O quê? Agora? Mas...agora Pai?
Deus: (Deus tenta consolar Jesus) Filho, eu já dei tempo demais a eles.
Jesus: (Jesus se mostra conformado) Tudo bem Pai. Eis- me - aqui, seja feita conforme a tua vontade!


ATO II
O cenário deve conter um local para Jesus, e um para o acusador, deve também conter um lugar para os réus que serão julgados. Algo semelhante a um tribunal.

CENA II
Jesus, Diabo, Ester.
(Apagam-se as luzes e toca o som da trombeta e em seguida toca o trecho da música “Se liga” onde a mulher se mostra desesperada pela volta de Jesus ou então alguém pode encenar essa cena e fazer a voz de desespero. Acendem-se as luzes).

Narrador: É aberta então a cessão no tribunal, começa então o Juízo final! Onde vivos e mortos serão julgados por Jesus Cristo e cada um receberá segundo as suas obras.
JESUS ENTRA EM CENA E SE POSICIONA NO TRIBUNAL.
Jesus: Ester Éfeso apresente-se no tribunal.

ESTER ENTRA EM CENA E SE POSICIONA NO LUGAR DOS RÉUS.
Jesus(Jesus aponta para o local ou porta onde entrará o Diabo) Eis aí aquele que te acusa dia e noite em minha presença.
(Toca Música instrumental gótica para a entrada do Diabo)
DIABO ENTRA EM CENA ENCARANDO ESTER COM UM SEMBLANTE PESADO, MALVADO.
Jesus: (Jesus fala olhando para Ester) Conheço as tuas obras, mas fale-me delas, quero ouvir-te!
Ester: (Ester fala, muito alegre, comovida, emocionada por estar diante do Cristo a quem tanto amou em vida) Senhor parece um sonho estar aqui agora! O Senhor sabe que eu levava uma vida de pecado antes de te conhecer. Eu pecava por que não conhecia tua palavra, mas para a minha alegria um dia me levaram a uma igreja e lá a alegria de teu povo que tanto me fazia falta me conquistou.
O Senhor passou a fazer parte da minha rotina, embora eu falhasse todos os dias. Mas sempre me arrependia porque não conseguia mais viver sem a tua presença.
(Ester fala expressando que foi um momento de grande dificuldade) Te servi com amor por muito tempo, nem sempre foi fácil. Às vezes era difícil conviver com pessoas de dentro da igreja e as de fora então, que não conheciam o evangelho e não amam o teu povo. Como era difícil amar como o Senhor.
Quantas vezes eu chorei na sua presença querendo desistir e o teu Espírito sempre amável me pedia para persistir e me dava novas forças e eu continuava. Foi assim até o fim!
(Ester olha para o Diabo) O inimigo usou pessoas para me enganar, muitas foram às tentações, mas, (Ester olha agradecida para Jesus) graças a ti Jesus eu venci!
Suportei tantas perseguições, mas sempre buscando a tua ajuda para vencer!
Diabo: (O Diabo faz um sinal com mão como que pedindo permissão para falar) Eu tenho algo a dizer.
(Jesus faz sinal com a mão concedendo a fala ao Diabo).
Diabo: (O Diabo diz com ar de acusação o pecado que Ester ocultou) Mas a senhora “Ester santona” não disse que perdeu o primeiro amor! Que fazia a obra de qualquer jeito! Algumas vezes por obrigação, por medo de ir para o inferno.  (O Diabo encara Ester e a questiona com ar de afronta) Lembra que você disse “não” ao teu chamado várias vezes? Não confiou em Deus! (O Diabo fala com ar de deboche) Queria até fazer greve porque Deus não te dava o que você mais queria, porque você achava que Deus só se importava com a obra dele e nem ligava pra você e suas necessidades? Lembra disso Ester?
Jesus: (Jesus olha para Ester e faz sinal com a mão dizendo) A palavra está contigo Ester!
Ester: (Ester olha com sinceridade para Jesus e expõe sua defesa) Senhor, não nego que durante um período perdi mesmo o primeiro amor por ti. Mas eu me arrependi e o Senhor sabe!
No começo meu prazer era mesmo te servir. Lembra-se de que passávamos horas juntos um do outro? (Ester demonstra lembrar-se saudosa dos bons momentos com Jesus) Eu te adorava tanto!
(Ester conta da mágoa que sofreu) Mas, decepções vieram, fui enganada e até pensei que o Senhor não me amava mais! Fiquei cega por causa da minha amargura e não vi que havia caído por causa de meus próprios erros.
Acabei achando que o Senhor é quem tinha me abandonado e por isso não conseguia mais amá-lo como antes e adorá-lo como no início.
Deixei de servi-lo como o agradava. Mas me arrependi e depois de tanta dificuldade consegui voltar ao primeiro amor, pois o Senhor curou meu coração ferido e enfim voltei a amá-lo como no início e adorá-lo como no princípio.
(Ester novamente demonstra prazer em se lembrar dos bons momentos com Jesus) Como era bom passar dia após dia na tua presença e sentir teu Espírito comigo. Ah Senhor era maravilhoso!
 O Senhor me perdoou e me abençoou  mesmo depois de todo mal que fiz. (Ester sorri com um amor fraternal para Jesus) Obrigada Jesus, obrigada.
Jesus: (Jesus olha para Satanás) Satanás eu conheço as obras de Ester! (Jesus olha para Ester e diz sorrindo) Lembro sim de tuas lágrimas menina-dos-meus-olhos.  Vinde bendita de meu Pai e entrai no Reino que está preparado para ti desde a fundação do mundo!
ESTER ENTRA NO REINO MUITO FELIZ  E GLORIFICANDO!
Ester(Emocionada diz) Glória a Deus, Glória a Deus!
(O Diabo demonstra ter ódio pela derrota).

CENA III
Jesus, Diabo e João.

Jesus: João Batista Esmirna apresente-se no tribunal.
JOÃO ENTRA EM CENA HUMILDEMENTE.
(O diabo o encara).
Jesus: João eu conheço as tuas obras, mas fale-me delas um pouco, quero ouvir-te!
João(João diz demonstrando muito alegria, respeito e humildade) Senhor, tu és fiel! Mesmo sendo pobre eu tinha a maior riqueza de todas (João aponta emocionado para Jesus) que é tua presença. Obrigado por me sustentar até aqui!
(João fala com alegria das provisões que recebeu nas horas de aflição) Desde que te conheci, o Senhor foi o meu Pastor e nada me faltou. Mesmo em meio as minhas provações, desertos, momentos de pobreza, em meio as minhas limitações e até em meio às zombarias das pessoas o Senhor estava comigo me ensinando a te adorar em meio a tudo isso.
(João fala emocionado) E mesmo não entendendo os teus caminhos que às vezes me pareciam tão difíceis, eu só sabia te adorar, pois o Senhor era tudo o que tinha de mais valioso no mundo!
Preguei o evangelho aonde eu pude ir. Muitos não queriam saber de ti, (João faz um semblante de lamento) que pena Senhor, se eles soubessem o que estavam perdendo!
(João fala com alegria) Mas outros receberam o evangelho e eu os discipulei como o Senhor pediu.
Fui preso por causa do teu nome, sofri muito, mas o teu consolo me deu forças para resistir.
Infelizmente me mataram por causa do evangelho (João conta com olhar esperançoso o seu desejo), mas torço para que os assassinos tenham se arrependido a tempo, desejo muito que eles sejam salvos.
Diabo: (Diabo faz um gesto pedindo novamente permissão para falar) Posso falar?
(Jesus faz sinal concedendo a fala).
Diabo: (Diabo fala com tom de acusação e de provocação encarando João) Você não deve ser tão santo assim não! Se você foi preso é porque devia. Ninguém é preso a troco de nada!  Vai confessa logo que crime você cometeu!
Jesus: (Jesus fala com voz de autoridade) Cale-se Satanás, bem conheço João. Foi um grande pregador, me serviu até o fim com fidelidade!
(Jesus aponta para Satanás com ódio) Foi preso por causa de suas artimanhas, mas, (Jesus aponta para João) eu o avisei e o ajudei a vencer e por isso eu te digo João, (Jesus fala com alegria) venha servo bom e fiel, bendito de meu pai, entre no reino que está preparado para ti desde a fundação do mundo.
(O diabo demonstra mais ódio do que antes. Dá um soco na mesa).
JOÃO SAI DE CENA GLORIFICANDO ALEGREMENTE.
João: Aleluia, louvado seja Deus! Consegui!

CENA IV
Jesus, Diabo, Jonas.

Jesus: Jonas de Pérgamo apresente-se no tribunal.
JONAS ENTRA EM CENA OLHANDO, ORA PARA JESUS, ORA PARA O DIABO E SE COLOCA NO LUGAR DE RÉU.
Jesus: (Jesus olha para Jonas) Fale-me sobre suas obras Jonas.
Jonas: (Jonas fala humildemente) Senhor, diante de ti eu vejo a minha pequenez, como sou falho! Vivi uma vida de erros e acertos. Confesso que o medo era um dos meus piores inimigos, negligenciei talentos por um bom tempo devido a minha insegurança e rebeldia.
 (Jonas fala maravilhado) Mas, o Senhor foi misericordioso e me perdoou. Me permitiu estar aqui diante de ti nesse dia glorioso, me mostrando que sem ti não sou nada mesmo Senhor!
Te servi por algum tempo, até que me aprisionaram e meus perseguidores me mataram, se não fosse isso eu teria prosseguido junto a ti.
Diabo: (Diabo levanta a mão dizendo) Eu tenho algo a dizer.
(Jesus faz sinal com a mão concedendo a fala ao Diabo).
Diabo: (O diabo fala irritado, e com ar de provocação e ódio) Você lembra que você deixou que hereges pregassem mentiras e enganassem a igreja? Ainda bem que assumiu que era um medroso, me economizou acusação!
Jonas: (Jonas olha para Jesus buscando explicar-se arrependido) Senhor é verdade que me calei por algum tempo.
Não parei mesmo aquele falso ensino que quase abalou minha fé e conseguiu abalar a fé de muitos. Não quis entrar em discussões que julguei inúteis. Sei que perdi oportunidades de ajudar pessoas fracas no conhecimento a se fortalecerem na verdade. Não fui um bom mestre da palavra, mas me arrependi depois que o Senhor tratou comigo e passei a ensinar com zelo a tua palavra!
Diabo: (O Diabo diz, apontado seu dedo acusador, encarando Jonas e demonstrando ódio) Mas, e as vidas que se desviaram porque você não ensinava o que sabia?
Jonas: (Jonas se explica olhando para Jesus) Senhor, eu lutei por elas, o Senhor viu. Me arrependi muito, (Jonas demonstra lamento por ter se comportado mal) se pudesse apagaria aquilo da minha vida e nunca mais me negaria a ensinar tua palavra.
Jesus: (Jesus demonstra misericórdia, pois, sabe que Jonas se arrependeu a tempo na terra) Um coração quebrantado e arrependido eu não desprezo, por isso eu te perdoei visto que mudaste de comportamento e passaste a cumprir teu chamado ensinando minha palavra e cuidando de minhas ovelhas.
Tu sofreste as consequências de teu erro na terra e teu galardão certamente não será o mesmo, mas vinde bendito de meu Pai e  entrai no meu reino que preparei para ti desde a fundação do mundo.
(Jonas entra no reino zombando do inimigo e glorificando Deus, como diz a palavra: despreza e zomba do inimigo enquanto ele foge).
(O diabo demonstrar ódio mortal por Jonas).

CENA V
Jesus, Diabo, Marta.

Jesus: Marta Tiatira apresente-se no tribunal.
MARTA ENTRA EM CENA COM OLHAR DE ENCANTO POR JESUS.
Jesus(Jesus fala com um leve sorriso no rosto) Conheço as tuas obras minha serva Marta, mas fale-me delas, quero ouvir-te!
Marta: (Marta fala com um sorriso de muita alegria por ver Jesus face a face) Senhor meu, quanta alegria sinto em vê-lo.  Desde que fui resgatada por ti, me dediquei a te servir.  Cresci muito como ser humano e em todas as áreas da minha vida. Aprendi muito com o Senhor. Meu amor por tua obra aumentava a cada dia!
(Marta suspira) Como eu amava te servir!
(O Diabo se mostra impaciente ansioso para acusar, de vez em quando balança a cabeça em sinal de reprovação e sorri com desdém).
Algumas vezes semeei com lágrimas, mas suportei as dores e colhi com muita alegria. Sou grata pelas vidas que salvou através do meu ministério.
Diabo: (O Diabo faz sinal novamente para poder falar, porque na presença do Senhor tudo deve ser com ordem e decência) E agora posso falar?
(Jesus faz sinal concedendo a fala).
Diabo: (O diabo aponta seu dedo acusador para Marta e altera a voz em sinal de nervosismo querendo amedrontar Marta) Mas essa mulher é rebelde! Servia bastante é verdade, passei muita raiva com ela, (o Diabo fala encarando Marta com ódio)  mas sabia que iria me vingar um dia nem que fosse no inferno.
(O diabo olha para Jesus ao falar) Ela te desobedecia! Acolhia rebeldes na igreja! Deixava eles levarem o pecado (O diabo aponta para Jesus)  para dentro da sua igreja! Apoiava até o namoro sujo, (Diabo aponta para Marta que abaixa a cabeça envergonhada) “ficar” era coisa normal na igreja dela!
Marta: (Marta levanta a cabeça e se explica para Jesus com tristeza na fala e no olhar) Senhor confesso que errei, não disciplinei como devia.  “Passei a mão na cabeça” principalmente dos jovens, fiquei com medo que eles se desviassem de vez, que se perdessem pra sempre.
Ah que loucura Senhor como se eu pudesse salvá-los? Que pecado cometi, mas o Senhor me mostrou o quanto errei e te pedi perdão, lembra-se?
Mudei, comecei a buscar a tua sabedoria e (Marta aponta com delicadeza para Jesus) disciplinar tuas ovelhas seguindo as tuas orientações. Limpei o altar como me ensinaste.
Muitos rebeldes se afastaram, (Marta aponta com delicadeza para Jesus) mas depois se arrependeram por causa de tua misericórdia.
(Marta fala com profunda tristeza dos jovens que perdeu) Infelizmente perdi alguns, que dor eu senti! Mas eles não quiserem te ouvir, o Senhor tentou converte-los várias vezes, mas eles não quiseram, e aí... não havia mais nada que pudesse ser feito!
Jesus: (Jesus fala com alívio e alegria por poder salvar Marta) Marta, Marta que bom que me ouviste e me obedeceste. Que bom que hoje posso livrar-te da condenação!
Vinde bendita de meu Pai, entre no reino que preparei para ti desde a fundação do mundo.
(Marta entra emocionada, chorando de alegria dizendo) Obrigada Senhor, obrigada!
(O diabo balança a cabeça em sinal de reprovação por aquela sentença. E com um olhar de ódio para Marta enquanto ela entra no Reino).

CENA VI
Jesus, Diabo, Saul, demônio.

Jesus: Saul de Sardes apresente-se no tribunal.
SAUL ENTRA EM CENA COM O SEMBLANTE DESCONFIADO.
Jesus: Conheço as tuas obras fale-me sobre elas e lembre-se de que não podes enganar-me.
Saul: (Saul tenta demonstrar que está tudo bem, que está calmo) Oi, Senhor que bom vê-lo, o que posso dizer quando eu te conheci eu era alguém insignificante depois foi ganhando espaço na obra.
(Saul começa a falar se gabando, cheio de soberba) Cuidava de um ministério, só não cuidei de mais outros, porque o pastor não confiou no meu trabalho e não me deu mais oportunidade.
Parecia até que carregava uns irmãozinhos lá no colo e já os outros como eu que tinham potencial, ele deixava de lado, mas, isso o Senhor deveria tratar com ele.
(O diabo começa a rir com cara de deboche, como quem pegou uma presa).
Eu cuidava das crianças da igreja. (Saul olha para Jesus como se fosse íntimo dele e começa a reclamar e Jesus demonstra não gostar disso) Vou te falar hein Senhor, que meninada triste, meu pai do céu! Tinha vez que pareciam um bando de endemoniados! Não obedeciam ninguém!
(Saul faz cara de desprezo pelo ministério de crianças) Aí eu preparava uma aula pra elas, o Senhor sabe pra criança a gente pode fazer qualquer bobeirinha que elas aceitam.
Não era nenhuma turma de adultos não é mesmo? Era só deixar elas brincando na sala que tava tudo bem!
Jesus: E você não as evangelizava? Não orava por elas? Não amava elas?
Saul: (Saul demonstra desdém pelas crianças) Ah eu nem sequer lembro o nome de todas elas, Senhor! Evangelizar pra quê? As crianças já são todas tuas não é isso que a bíblia diz?
Nós tínhamos que evangelizar os adultos, o pessoal grande, que entende bem o que a gente diz. Orar por elas? De vez quando eu orava um pouquinho, sim, (Saul fala com soberba) afinal eu tinha que orar porque se minha turma de crianças ficasse sem alunos os irmãos iriam pensar o que de mim, que não era um bom professor obviamente!
Deus que me livre! Orava sim, orava para o Senhor tirar o sono delas e levar elas pra igreja pra encher a sala.
Mas paz mesmo era quando elas iam embora, ficava um silêncio, oh paz!
(Saul fala com hipocrisia) Mas apesar de tudo eu amava elas sim!
(O diabo acena pedindo a fala. Jesus acena para concedendo a fala).
Diabo: (O diabo começa a rir com cara de deboche, como quem pegou uma presa).
Eu preciso falar alguma coisa? Vou resumir então em algumas palavras: Religiosidade e relaxismo.
E quem faz a obra do Senhor relaxadamente é amaldiçoado, (O diabo olha como que debochando de Jesus e questiona) estou certo ou errado?
Saul: (Se defende com voz de quem está nervoso, com medo olhando para ora Jesus e ora para o Diabo) Mas peraí, não é bem assim. É que eu não tive a oportunidade de liderar os jovens da igreja, se eu não tivesse morrido cedo, o Senhor veria como eu levava jeito com os jovens.
Eu mal tive tempo?  Eu fazia um bom trabalho sim, só não era perfeccionista, cheio de atenção as coisas insignificantes.
Jesus: (Jesus fala com alguém que já está enojado de ouvir tanta coisa ruim) Já basta! Eu bem te disse que conheço as suas obras e também te alertei dizendo que não achava tua obra perfeita e as suas atitudes teimosas foram a resposta àquela correção que eu enviei a ti.
Odeio relaxismo. E “ai” de quem atrapalhar os meus pequeninos de vir a mim. Portanto servo mal e infiel aparta-te de mim, pois não te conheço.
Saul: Mas Senhor, eu profetizei em teu nome, até expulsei um demônio uma vez em teu nome, lembra? Orei e o Senhor fez um milagre respondendo minha oração. O Senhor esqueceu?
Jesus: Mas uma vez te digo: Aparta-te de mim, pois, não te conheço, tu que praticas a iniquidade.
(Toca uma música gótica instrumental, pode ser a mesma que tocou quando o Diabo entrou. Demônio entra e arrasta Saul para o inferno)
(Saul sai gritando desesperado, pedindo perdão a Jesus) Me perdoa Jesus, pelo amor de Deus, me dá mais uma chance!
(O diabo ri com ironia) Te vejo inferno irmão!


CENA VII
Jesus, Diabo, Ana.

Jesus: Ana Filadélfia apresente-se no tribunal.
ANA ENTRA EM CENA.
Jesus: (Jesus fala com um leve sorriso) Ana fale-me sobre suas obras.
Ana: (Ana fala com alegria e humildade diante de Jesus olhando para ele) Senhor tu me conheces, acredito eu, desde o ventre me escolheste e desde criança que eu me interesso por ti. Andei errante por algum tempo por causa da minha ignorância a respeito da tua vontade. Mas depois que me reencontrei contigo me dediquei a te servir.
(Ana fala sorrindo) Era um prazer para mim! Eu ia nos asilos, hospitais, presídios, nas ruas eu também pregava, fazia caridade, o pastor da minha igreja me apoiava muito e eu ajudava muito ele por causa de ti.
(Ana fala de suas dificuldades e superações) Muitos me perseguiram, passei por duras provações, pensei até que não sobreviveria a algumas delas, sofri muito, (Ana aponta com delicadeza para Jesus com muita gratidão e amor), mas o Senhor sempre esteve comigo me ensinado a em tudo ser grata!
Fui muito humilhada, mas, o Senhor me exaltou e depois de trabalhar alguns anos na igreja o Senhor me levou as nações. Diante de grandes e pequenos preguei teu evangelho!
Obrigado por tudo que me deste, minha família, todos andando nos teus caminhos sei que os encontrarei aqui. Não posso pagar tamanho amor Senhor!
 Diabo: (O diabo pede permissão com um gesto para falar) Eu tenho algo a dizer.
(Jesus faz sinal com a mão concedendo a fala ao diabo).
(O Diabo tenta pensar em algo para acusar Ana, mas, não encontra nada, demonstra não ter palavras, mas insiste em falar mesmo que seja uma invenção) Eh eu... ehhhh... queria falar que... ahhhh....ah tá...ela fez tudo isso aí apenas por interesse, buscando fama, dinheiro, sabia que com o Senhor seria um sucesso e sozinho não passaria de uma zero a esquerda!
Ana: (Ana fala com calma e sinceridade demonstrando confiança no Senhor Jesus) Senhor tu me conheces e sabe que o meu coração é sincero diante de ti.
Jesus: (Jesus fala com muita alegria) Por te conhecer e saber (Jesus aponta para o Diabo, o Diabo faz um semblante de ironia de quem está sendo injustiçado) que o teu acusador é pai da mentira, bem sei que não há nada contra ti minha querida vinde e entrai no meu reino que está  preparado para ti.
(Ana entra muito feliz no Reino) dizendo: Glória a Deus! Aleluia! Obrigada Jesus!
(O Diabo faz semblante de desprezo e soberba misturada com ódio para Ana).


CENA VIII
Jesus, Diabo, Safira, demônio.

Jesus: Safira Judas Laodicéia apresente-se no tribunal.
SAFIRA ENTRA EM CENA COMO SE FOSSE UMA CRENTE MUITO COMPORTADA.
Jesus: Fala-me sobre suas obras.
Safira: (Safira fala com voz de crente pentecostal) Santo e poderoso Deus, aleluia, oh glória!
Jesus: (Jesus fala com autoridade porque sabe que Safira é hipócrita) Lembre-se de que as conheço bem e sei o quanto elas são mornas e nojentas.
Safira: (Safira esboça certo constrangimento, mas tenta demonstrar segurança) Senhor eu nasci num berço cristão, conheço um pouco da bíblia e fazia parte do grupo de dança lá na terra. (Safira demonstra soberba) Aliás, eu era a melhor dançarina do grupo.  Tomava a santa ceia todo mês.
Jesus: E você gostava de me buscar?
Safira: Ah eu gostava do louvor da banda principal da igreja, (Safira demonstra desdém pela outra equipe de louvor) da outra não!
(Safira age de novo com soberba) Curtia dançar e ser aplaudida pela igreja, afinal eu dançava muito bem. A outras é que me atrapalhavam às vezes, (Safira demonstra irritação) nossa isso me dava uma raiva!
Jesus: Safira eu perguntei se você gostava (Jesus aponta para si mesmo) de me buscar?
Safira: (Safira demonstra entender de que Jesus está falando sobre um assunto que ela julga ser chato) Ah o Senhor quer dizer orar, ir na vigília, jejuar, evangelizar e tal!
Olha, eu não curtia muito ir naquelas vigílias no meio do mato de madrugada, pensa num bando de “loco” gritando no escuro, e ainda voltavam dizendo que viam graveto acendendo.
Eu até fui tirar essa história a limpo, mas eu acho que era “viagem” deles. Não vi nada lá!
Acordar cedo e ir na EBD, nem pensar, domingo foi feito pra descansar né. Afinal a gente que não adventista do sétimo dia diz que guarda o domingo não é mesmo? Então domingo foi feito pra descansar dormir atéééé mais tarde, isso sim.
Jesus: (Jesus fala com um tom investigativo) Você disse que não gostava de ficar na madrugada orando, mas você não costumava ir se divertir nas baladas?
Safira: Ah sim, mas é diferente, é mais animado e jovem tem mesmo é que se divertir. E afinal eu vou ter eternidade inteira pra adorar o Senhor né?
Jesus: E você disse que não gosta de acordar cedo, mas costumava chegar no horário todas as manhãs no seu emprego não é verdade?
Safira: (Safira fala cheia de vaidade) Claro todo final de mês eu recebia pra isso né! Isso me rendeu o meu iphone, notebook, roupas de marca.
Jesus: E os dízimos e as ofertas?
Safira: (Safira demonstra desprezo e julgo no coração) Pra quê? Se é só para o pastor pagar as contas de energia da igreja o dinheiro que outros davam já cobria a dívida, não precisa de mais.
E outra coisa aquele negócio de trabalhar de graça na igreja eu achava um absurdo!.
Dançar, fazer teatro ainda vai né, porque tem um certo glamour, mas, ficar limpando o chão da igreja sem receber nada, arrumando cadeira, servindo santa ceia, dando aula de graça, affff isso é muita folga do pastor não acha?
Ah não! Por isso que eu só dançava e evangelizava através da dança.
Diabo: (Diabo fala orgulhoso) Eu fiz um bom trabalho mesmo! Louvado seja eu!
Safira: (Safira fala como pentecostal cheia de segurançaVá de reto, eu te amarro Satanás em nome do Senhor Jesus!
(O Diabo ameaça reagir, mas debocha) Aiaiaiai essa não sabe nem o be-a-bá da bíblia e se acha a PhD em evangelho!
Jesus: Safira você lembra-se de que te alertei contra a sua mornidão?
Safira: Ah era o Senhor mesmo? Eu lembro, mas achei que era uma palavra carnal do pastor. Ele costumava exagerar sempre e achei que não tinha nada AV comigo?
Jesus: (Jesus fala com autoridade e aponta para a porta do inferno) Aparte de mim, e vá para o lago de fogo que está preparado para o diabo e seus anjos. Não suporto mais tua mornidão, enfim, vou vomitá-la da minha boca.
Safira: (Safira fala meio nervosa) Mas Senhor! Como o Senhor pode fazer isso comigo, se errei me perdoa!
Jesus: (Jesus fala com autoridade) Você teve tempo, mas preferiu a soberba e o egoísmo.  O seu egoísmo era o seu deus. Aparta-te de mim, pois não te conheço!
(Toca uma música gótica instrumental, pode ser a mesma que tocou quando o Diabo entrou. Demônio entra e arrasta Safira para o inferno)
(Safira sai gritando desesperada).
(Diabo faz sinal encarando Safira antes dela sair) Vamos ver quem é que vai amarrar quem agora? Te vejo depois!
Narrador: E assim Jesus estava a imaginar o julgamento.

CORTINA SE FECHA.


ATO III
Jesus volta estar no cenário inicial na última posição de quem estava imaginando o julgamento da igreja.

CENA IX
Deus, Jesus.

(Jesus começa a fazer um semblante de quem está imaginando o julgamento).
(Música de sinos dando a entender que começa ali a encenação dos pensamentos de Jesus).
DEUS ENTRA EM CENA:
Deus: (Deus chama Jesus, que demonstra que estar muito concentrado em seus pensamentos, a ponto de não ouvir o Pai) Filho, filho, Jesus!
(Deus toca o ombro de Jesus chamar sua atenção) Acorda! Parece que está sonhando.
Jesus: (Jesus demonstrar voltar de sua distração e se assustar com a possibilidade seus pensamentos se tornarem realidade) Oh Pai desculpa. Eu estava distraído. O que foi já chegou a hora de voltar?
Deus: Calma, filho! Calma, ainda não!
Jesus: (Jesus fala de sua tristeza e preocupação) Nossa eu estava aqui imaginando como seria o julgamento de alguns cristãos porque estou preocupado com o comportamento deles. Se alguns deles não pararem de teimar terei que condená-los.
Deus: (Deus fala com amor pelas almas, dando esperança e ânimo ao filho) Mas filho ainda há tempo, lute até o fim por eles já que há esperança.
Jesus: Mas como vou falar com eles?
Deus: (Coloque aqui o nome do evento onde vocês estarão apresentando a peça para que as pessoas entendam que o teatro foi preparado para alertá-las sobre o juízo final, por exemplo colocamos) No dia 23 de março vai ter uma Conferência Missionária na nossa IEQ Do Bairro Dr. Albuquerque não é mesmo?
Jesus: (Demonstra entender o que pai está a sugerir) É verdade Pai! Muito bom já entendi. Que tal um teatro como nosso porta-voz?
Deus: Perfeito!
Jesus: (Jesus demonstra alegria e ânimo) Vou falar para Espírito Santo preparar tudo lá embaixo.
Deus: (Deus fala com voz de quem torce para seus filhos darem atenção a mensagem de alerta do teatro) Tomara que dessa vez meus filhos escutem e obedeçam já que ainda há tempo para salvar todos! Quero muito eles comigo!
Jesus: Eu também Pai!
Deus: No final quero que o narrador fale aquele versículo tema da noite.
Jesus: Excelente! Vamos ver adoração dos anjos agora?
Deus: Vamos!
JESUS E DEUS SAI DE CENA COM BRAÇOS UM NO OMBRO DO OUTRO COMO BONS AMIGOS.
Narrador: (Aqui você pode por um versículo tema da noite) E vamos ao recado de Deus preparado para nós nessa Conferência:
"...Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".


Fim



Autora: Eliane Mariz   |   Gênero: Roteiro   |   Editado: 09/06/13   |   Atualizado: 21/08/17


Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um