PERSONAGENS:
Deus, Pai de Jesus Cristo
Jesus Cristo, Filho de Deus
Espírito Santo, Consolador enviado por Jesus Cristo
Diabo, Acusador e maligno
Adão, primeiro homem
Eva, primeira mulher
José, noivo de Maria
Maria, mãe de jesus Cristo
Gabriel, anjo mensageiro
3 Reis Magos
Anjos e demônios, dançarinos e cantores.
Época: eternidade (passado) presente (planeta terra) futuro (eternidade); LUGARES DAS CENAS: Reino dos céus, Jardim do Éden, Mundo de Pecadores, Casa de Maria, Belém.
ATO I
Cena deverá acontecer no Reino dos céus onde habitam Deus Pai, Filho e Espírito Santo e seus exércitos celestiais. Deve ser um cenário iluminado, com luzes brancas e azuis claras, os figurinos devem ser leves de cor branca, com detalhes em prata ou dourado.
Cena I
Pai, Filho e Espírito Santo, coral de anjos, dançarinos (anjos decaídos), Diabo (Lúcifer).
(ABREM-SE AS CORTINAS).
Narrador: Na beleza da eternidade onde a luz divina resplandecente como sol do meio-dia a todos ilumina, anjos, arcanjo, querubins, serafins, seres celestiais que jamais terão fim adoravam, cantavam e serviam ao Deus Pai, Filho e Santo Espírito que se assentam no mais alto e sublime trono. Todos os seres adoravam na beleza de sua santidade e suas vozes ecoavam por toda eternidade.
(Coral vestidos de anjos regidos pelo personagem Diabo que nesse momento é Lúcifer ainda, deve cantar a música: Agnus Dei.
Os personagens que simbolizam os anjos decaídos (dançarinos e atores devem estar entre o coral simulando que fazem parte do coral celestial e Deus Pai, Filho e Espírito Santo devem estar assentados num lugar mais alto, nos tronos, ouvindo a canção).
Narrador: Mas entre eles havia o mais belo entre os anjos, o regente, o arcanjo, Lúcifer era seu nome, nasceu para brilhar e a glória de Deus irradiar.
(Lúcifer deve observar felicidade da Trindade no trono com com um olhar de inveja e hipocrisia).
Porém, um dia a sua luz se ofuscou, e seu brilho se apagou, pois, a vaidade e o orgulho o dominaram e ele quis tomar o trono do seu Deus e Criador. Mas por que Deus deixou isso acontecer? Não sabia ele o que haveria de suceder?
Bom, até os anjos tinham o direito de escolher o caminho que desejariam percorrer, pois Deus não criou robôs, criou seres livres para decidir servir a ele por amor, ou rejeitá-lo com falta de respeito.
(Após a apresentação do coral Lúcifer deve montar uma roda de fofoca e levantar uma contenda no céu, as pessoas do coral devem simular que estão do lado de Deus e sair de cena).
(CORAL SAI DE CENA).
(Os dançarinos devem ficar em cena simbolizando os anjos decaídos que ficaram do lado do Diabo depois que o coral sair. E devem fazer a apresentação após tirar a roupa branca que vestem por cima).
Lúcifer envaidecido começou a espalhar o pecado nos altos céus e contagiou com sua maldade outros anjos que se tornaram servos seus. Hoje em dia, o seu nome não é mais Lúcifer, e sim, Satanás o enganador e seus anjos perderam o brilho. Hoje não passam de demônios malditos.
(Esse grupo de dança deve fazer a apresentação da música: Inimigo do Dj Alpiste).
(FECHAM-SE AS CORTINAS).
Cena II
Pai, Filho e Espírito Santo.
(ABREM-SE AS CORTINAS. TRINDADE ENTRA EM CENA. A trilha sonora instrumental do som de natureza)
Narrador: (Juntos, Pai, Filho e Espírito Santo devem ir montando o cenário do jardim do Éden conforme a narração) Mas Deus de tudo sabia e triste sofria, mas já tinha um plano em mente. Criou um mundo maravilhoso, colocando nele astros e estrelas, plantas e animais que o adoravam com sua beleza e mostravam o poder de sua divindade. A Santa Trindade, Pai, Filho e Santo Espírito então decidiram criar um novo ser parecido consigo e juntos conversaram:
Deus: (Deve fazer uma expressão de que acabou de ter uma excelente ideia, e está muito feliz em contá-la) Façamos o homem a nossa imagem e semelhança.
Jesus: (Deve fazer uma expressão de que amou a ideia do pai e que está feliz e animado em realizá-la) Sim façamos o homem parecido conosco.
Espírito Santo: (Deve fazer uma expressão de que amou a ideia do pai e que está feliz e animado em realizá-la também) Assim seja.
Cena III
Pai, Filho e Espírito Santo, Adão.
Narrador: (Eles devem ir até um local do cenário onde estarão cobertos os atores que farão Adão e Eva. Adão estará coberto com um tecido delicado cor de barro e Eva com um tecido branco ou prata cintilante. Enquanto a narração corre, a Trindade se aproximará do corpo de Adão e o tocará como se estivesse moldando o barro, depois o descobrirá do tecido e Deus se aproxima do rosto do ator e fingirá soprar fôlego sobre ele (lembrando que a bíblia fala que o fôlego foi soprado nas narinas).
Deus então começa o sua criação, moldando ela com as suas próprias mãos. E sopra nele o seu fôlego de vida.
Narrador: (Eles devem abraçar Adão e simular uma conversa feliz e amigável. E Trindade deve se afastar um pouco enquanto Adão anda pelo jardim solitário).
Cena IV
Pai, Filho e Espírito Santo, Adão, Eva.
Narrador: (Então Deus deve chamar com um gesto Adão, e fazê-lo dormir, simbolizar que da costela de Adão criou Eva que deve estar debaixo de um tecido branco ou prata. Deus deve descobri-la do tecido e soprar vida sobre ela que se levanta com Adão, e Deus demonstrar os apresentar pela primeira vez). Logo em seguida, para acabar com a solidão criação, lhe deu uma esposa, Eva, sua ajudadora.
(Todos eles saem juntos ouvindo Deus dizer o que pode e o que não pode, Deus aponta para a árvore do bem do mal e faz gesto de que aquela eles não podem comer, mas aponta para as demais e faz sinais de que o restante ele podem comer)
Com suas mãos os formou, o seu Espírito de vida neles soprou e eles viveram puros como crianças e foram ensinados a obedecerem.
(TRINDADE SAI DE CENA. ADÃO SAI DECENA COMO SE ESTIVESSE PASSEANDO PELO JARDIM).
Cena V
Eva, Diabo.
Narrador: (Diabo entra em cena e pega o fruto proibido e coloca na caixa de presente ele vai e finge ser amigo de Eva, a cumprimenta, beija a mão como um ser muito gentil e educado e oferece o presente. Ela aceita e abre o presente. Ao reconhecer que é o fruto proibido, ela resiste, devolve o presente diz com gestos que não vai pegar que não quer, mas o Diabo insiste e come um pedaço do fruto mostra que é saboroso, e tenta ela a provar do fruto até que ela cede e come do fruto. Eva então cai de joelhos voltada para a plateia como que hipnotizada, e o Diabo pega o fruto das mãos dela coloca de volta na caixa com ar de muita satisfação por ter vencido e mostra o que está escrito nos fundo da caixa: deve estar escrita a palavra: PECADO. Ele trata Eva que está prostrada ao chão como uma marionete. Como que manipulando os braços dela com um fio imaginário).
Mas, um ser maldoso e invejoso como uma serpente traiçoeira decidiu matar a alegria divina, e enganou a mulher.
Mas, um ser maldoso e invejoso como uma serpente traiçoeira decidiu matar a alegria divina, e enganou a mulher.
Cena VI
Eva, Adão, Diabo.
(Deve haver um fundo musical de suspense, instrumental apenas).
Narrador: E esta por sua vez convenceu seu marido a pecar.
(O Diabo levanta Eva como se fosse uma marionete e entrega a caixa para ela e aponta para Adão que entra em cena como que distraído em meio ao jardim. Eva então vai seduzir Adão da mesma forma que o Diabo fez com ela enquanto este observa de longe. Eva cumprimenta Adão de um jeito muito gentil e educado e oferece o presente. Ele aceita e abre o presente.
Ao reconhecer que é o fruto proibido, ela resiste, devolve o presente diz com gestos que não vai pegar que não quer, mas Eva insiste e come um pedaço do fruto mostra que é saboroso, e tenta ele a provar do fruto até que ele cede e come do fruto. Os dois então caem de joelhos voltados para a plateia como que hipnotizados, e o Diabo pega o fruto das mãos de Adão coloca de volta na caixa com ar de muito mais satisfação por ter os vencido mostra o que está escrito nos fundo da caixa: deve estar escrita a palavra: PECADO. Ele trata o casal que está prostrado ao chão como marionetes. Como que manipulando os braços deles com um fio imaginário).
Narrador: ...e ambos passaram a ser manipulados por seu inimigo e se afastaram de Deus.
(O diabo então os desperta com um estalar de dedos e eles olham para si demonstrando reconhecer que estão nus e se escondem atrás de umas das árvores do cenário).
Cena VII
Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, Eva, Adão, Diabo.
(Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo entram em cena).
Deus: Adão, Eva onde vocês estão? Viemos para a nossa conversa.
Narrador: ( O casal demonstra constrangimento ao ver a Trindade e Deus faz gestos de quem os estar questionando, Adão aponta para Eva acusando ela, dizendo com gestos que Eva deu a ele o fruto proibido. Ele faz sinal que Eva escutou a Serpente e aponta para o Diabo. Enquanto isso eva balança a cabeça com medo e aponta para o Diabo o acusando, este deve estar a observar de longe na cena). Deus então ouve a confissão daquilo que já sabia, mas que o fere profundamente. Mas como ele é justo decide então fazer justiça. Ao que obedece ele dá recompensa, ao que desobedece ele traz a consequência. Deus pega um tecido verde e entrega a Adão e a Eva para serem suas vestes.
Deus: (fala com decepção olhando para o homem) Homem, com suor do seu rosto terá agora que conquistar o seu sustento diário. (fala com decepção olhando para a mulher) Mulher, dores de parto a partir de hoje terá para conceber.
(Deus aponta para o Diabo e fala com voz furiosa) E você, Serpente maldita, você jamais será perdoada, foi condenada a ser uma derrotada. Chegará um dia em que uma mulher terá um filho que te derrotará para sempre e te esmagará completamente.
(Deus aponta para a saída do Jardim e o casal saí triste e a serpente saem fugindo. A Trindade sai de cena demonstrando tristeza, Jesus e o Espírito Santo saem com os braços nos ombros do Pai como que consolando-o)
Narrador: (fala enquanto eles saem de cena) A serpente era na verdade aquele cuja luz se apagou, era Satanás disfarçado, a serpente que Deus condenou.
(FECHAM-SE AS CORTINAS).
ATO II
Cena VII
Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, Profeta, Prostituta, Adúltero, Bêbado, Esposa espancada.
(ABREM-SE AS CORTINAS).
Narrador: O tempo passou e o pecado dominou a humanidade que Deus criou.
(Entram em cena uma mulher brigando com o marido que ameça dar um tapa nela, ele deve ter uma bebida nas mãos, e demonstrar bebedice e sair de casa bravo a mulher sai de cena chorando pelo tapa e ele encontra outra mulher com um vestido até o joelho porém vestida de época, demonstrando que está seduzindo, vendendo o corpo. Um homem fumando chega até ela e ela faz um sinal com os dedos dizendo que ele tem que pagar a ela para saírem juntos. Ele tira a aliança do dedo e guarda no bolso mostrando que vai trair sua esposa e mostra o dinheiro a prostituta que pega e guarda na bolsa. Um profeta entra em cena e tenta levá-los a Deus, pregando a Palavra apontando para o céus e para os pergaminhos (bíblia) mas eles o rejeitam. Tudo isso é observado ela Trindade do seu trono Deus Pai, Filho e Santo Espírito observam de seu trono).
Deus: (Deus fala olhando para Jesus) Enfim o tempo chegou! Filho é chegada a hora, a sua missão está prestes a começar, para a terra eu vou te enviar e o mundo conhecerá quem eu sou através do seu amor.
(Deus fala com tristeza) Vão feri-lo, mas saberão, que os amo incondicionalmente, pois serei capaz de perdoar todo aquele que se arrepender mesmo que nos façam sofrer.
Filho: Eis-me aqui Pai! Envia-me a mim, seja feita a sua vontade assim na terra como no céu!
(Uma equipe de dança ou uma dançarina vestidas de anjos (vestes brancas) dançam a música “Leva-me aos sedentos” de Aline Barros).
(FECHAM-SE AS CORTINAS).
Cena VIII
Maria, Gabriel.
(ABREM-SE AS CORTINAS).
Narrador: (Maria entra em cena lendo um pergaminhos (bíblia) e de repente vê uma luz simbolizando um anjo (com uma pessoas narrando a sua fala) ou um ator vestido de branco com luzes brancas e azuis claras o iluminando) Uma Jovem devotada, Maria, filha por Deus amada, foi escolhida para gerar o Filho único do Criador. Inesperadamente ela recebeu um mensageiro dele que disse:
Gabriel: Maria cheia de graça o Senhor é contigo, você terá um filho, o Cristo, filho do Deus vivo!
Maria: Mas como pode uma virgem conceber?
Gabriel: O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo há de lhe cobrir e serás mãe.
Maria: Seja feita a vontade de Deus em mim.
Cena IX
Maria, José.
Narrador: (José entra em cena e a cumprimenta com um beijo na mão, ela diz com gestos que está grávida e aponta para o céu para dizer que é do Espírito Santo. José balança a cabeça em sinal de descrédito, e sai triste e nervoso) Mas seu noivo a princípio não entendeu esse milagre. Afinal como pode uma virgem conceber um filho?
Cena X
José.
(José deixa sua bolsa de lado e deita-se em sua cama ou rede para dormir e demonstra estar sonhando, sorrindo no final do sonho). Mas Deus não é deus de confusão e mostrou a José em um sonho que ele Maria não estava mentindo, que seria mãe do Cristo. Ele acorda e corre até a casa de Maria, sai de cena.
Cena XI
José, Maria.
Narrador: (José chega na casa de Maria enquanto essa varre o chão, e cumprimenta ela feliz, e faz gestos dizendo que dormiu e sonhou que ela está grávida do Espírito Santo, ele aponta para o céu e para Maria para indicar as pessoas. Ele e Maria saem de cena mão dadas como que apaixonados). José então se casou com Maria e esperou até que ele desse a luz, para que pudesse consumar seu casamento. Antes tudo era necessário nascer Jesus.
(FECHAM-SE AS CORTINAS).
Cena XII
José, Maria, hospedeiro(a).
(ABREM-SE AS CORTINAS).
Narrador: (José e Maria aparecem caminhando e conversam com uma pessoa dona de uma hospedaria) No país de Maria e José havia uma obrigação política que forçou o casou a viajar para Belém para cumprir o seu dever para com as autoridades, mas no caminho Maria começou a sentir dores da maternidade.
José: (fala com Maria aflito) Onde pousar? Nenhum lugar há. Todas as hospedarias estão ocupadas.
Dono(a) hospedaria: (entra em cena e escuta a conversa aflita de José que tenta acalmar Maria que demonstra sentir dores de parto e aponta para o cenário da estrebaria)Mas ali tem uma estrebaria que pode servir de pousada.
José: (José faz sinal de agradecimento ao hospedeiro que sai de cena e fala com Maria) Lá será o berço do salvador da humanidade. Mesmo merecendo todo luxo ele ensinará uma grande lição de humildade.
Cena XIII
Maria, José, anjos (banda)
(Maria e José chegam a estrebaria e Maria se deita).
Narrador: ( quase no final da canção os três reis magos devem aparecer em cena olhando para cima como que a seguir uma estrela (estrelas essas que devem fazer parte do cenário). Ao final da apresentação a equipe de levitas que deverá estar vestida de anjos (isso se não forem os próprios reis magos caso seja possível a realidade da sua igreja) deve sair de cena e dar lugar a chegada dos três reis magos. O casal já deverá estar em cena com o bebê ou boneco o qual deveria entrar no cenário discretamente enquanto o banda canta a música: Príncipe da paz da banda Resgate). Equipe de Louvor canta a música: Príncipe da paz da banda gospel Resgate e sai de cena.
Enquanto isso três reis magos recebiam um aviso. Descobriram que um novo rei estava nascendo que deviam seguir a estrela guiada pelo Deus e ver isso e conhecer o Cristo, filho do Deus vivo. Esses reis chegaram a estrebaria e encontraram nos braços de Maria, o pequenino Jesus, menino nascido para iluminar como sol do meio dia.
(Os reis magos devem chegar e cumprimentar o casal com alegria apontar para o céu explicando a sua visita e José deve levá-los para ver a mãe e o menino em seus braços, ele devem se ajoelhar diante do pequeno rei)
Diante dele se prostraram, em reverência o adoraram e lhe presentearam (cada um dos reis deve entregar conforme a narração o seu presente a José que deve agradecer satisfeito) com ouro para o sustento de Jesus, afinal ele era um futuro rei e precisa se preparar para falar e ensinar sobre o amor do Pai Celestial. Levaram a ele também incenso, oferta para sacerdote, pois, ele seria um amigo intimo do Pai. E por fim levaram mirra, isso lembrava a preparação do corpo para a morte, pois Jesus nasceu com a missão de entregar sua vida, para trazer ao mundo através de seu sangue o perdão.
(Ao final os reis devem se despedir com alegria e José os acompanhar até a saída do cenário. José deve voltar para perto de Maria e ficar a contemplar com ela o menino Jesus).
(Entram as crianças para a apresentação de dança da música: Silêncio da Cristina Mel. O figurinos destas devem lembrar o figurino de pequenos anjos.
FECHAM-SE AS CORTINAS).
ATO III
Cena XIV
Jesus, anjos crianças (dançarinos), anjos (coral), Deus, Espírito Santo.
(ABREM-SE AS CORTINAS).
Narrador: (Jesus deve entrar em cena e ficar a olhar para uma cruz posta no cenário como que a lembrar de seu martírio, nas suas mãos deve estar a coroa de espinhos que ele usou) Esse menino cresceu em sabedoria, estatura e graça, tornou-se um famoso homem conhecido até hoje. Viveu, sofreu e morreu por mim e por você, para que pudéssemos conhecer o amor de Deus e nos arrepender, crer e obedecer ao Pai.
(Os grupos que dançaram ou cantaram vestidos e simbolizando anjos na peça inclusive as crianças devem estar enfileirados ou dispostos de forma bela em uma parte do cenário (reino dos céus) a espera da entrada do Rei dos reis e Senhor dos senhores no céu onde ele será posto a direita do Pai. Deus em pé no Trono faz um sinal com a mão chamando Jesus até si. Enquanto o fundo musical toca a música de um cantor ou cantora vestido de anjos, pode ser uma banda entre os anjos, cantando a música Canção do Apocalipse do Diante do Trono. Jesus deixa a coroa de espinhos e todos o aplaudem enquanto ele atravessa o corredor de anjos. Deus pega o coroa das mãos do Espírito Santo, que por sua vez recebeu de um anjo, e coroa o Filho e faz um sinal para ele se assentar ao lado direito do trono).
Narrador: Hoje ele está assentado à direita do Pai Celestial e enviou o seu Espírito para cuidar daqueles que o amam e o obedecem e para esmagar tudo o que engana o coração da humanidade.
Cena XV
Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, Profeta, Prostituta, Adúltero, Bêbado, Esposa espancada.
(Entram em cena uma mulher brigando com o marido que ameça dar um tapa nela, ele deve ter uma bebida nas mãos, e demonstrar bebedice e sair de casa bravo a mulher sai de cena chorando pelo tapa e ele encontra outra mulher rodando a bolsinha, demonstrando que está seduzindo, vendendo o corpo. Um homem fumando chega até ela e ela faz um sinal com os dedos dizendo que ele tem que pagar a ela para saírem juntos. Ele tira a aliança do dedo e guarda no bolso mostrando que vai trair sua esposa e mostra o dinheiro a prostituta que pega e guarda na bolsa.
Um profeta com roupa de pastor ou jeito de crente deve chegar com uma bíblia e tentar levá-los a Deus, pregando a Palavra apontando para o céus e para a (Bíblia). Podem ser os mesmo atores que encenaram antes tais personagens, como que a simbolizar que o tempo passou mais o pecado da humanidade continuou apesar dos anos e que Deus não desistiu da humanidade. A Trindade deve observar do trono, e Jesus faz sinal o Espírito Santo o enviando a terra conforme o narrador diz).
Narrador: (O Diabo entra em cena com seus anjos decaídos (dançarinos) rondando em de redor, enquanto o Espírito Santo se aproxima do profeta e tenta convencer com ele os os pecadores, o Diabo tenta roubar a Palavra fazendo gesto dizendo que eles estão falando blá-blá-blá) Mas e a serpente?
A serpente continua por aí buscando roubar, matar e destruir junto com seus anjos do mal, usando pessoas para o servir.
(Narrador deve falar com voz de autoridade. Espírito Santo deve fazer gestos chamado a pessoa para si e elas para de dizer não ao profeta e se rendem ao Espírito Santo e o Diabo e seus demônios fogem de cena) Mas o seu fim já está decretado, no lago de fogo será lançado o Diabo, seus anjos e seus comandados.
Eles não poderão te atingir se você crer e de coração fazer o que Deus te pedir. Se você amar ao Pai que decidiu esmagar a serpente para poder te salvar.
(Os atores tiram as capas ou roupas de cima do figurino de dança e começam a dançar a música: A coroa do Raiz Coral após a fuga do diabo e o afastamento do Espírito para os observar.
FECHAM-SE AS CORTINAS).
Cena XVI
Dançarinos ou equipe toda.
(ABREM-SE AS CORTINAS).
Narrador : Mas espere um pouco ainda não acabou...
Você acaba de ver a maior declaração de amor que alguém já fez para você, Deus amou o mundo de tal forma que enviou seu filho para mudar a sua história.
E aí? Você vai continuar assim do mesmo jeito que entrou aqui? Ou vai decidir se render a esse amor, e se entregar a esse salvador?
(Nesse momento é possível chamar o realizador do evento ou pastor para fazer um apelo).
Narrador: (fala com voz entusiasmada) Nesse mês se comemora o que simboliza o aniversário de Jesus Cristo, mas quem ganhou o maior presente fomos você e eu. Por isso vamos comemorar a vinda do filho de Deus.
(Entra a equipe de dança ou toda a equipe do espetáculo para a última apresentação ao som da música Tempo de festa do Diante do trono.
FECHAM-SE AS CORTINAS).