Pular para o conteúdo principal

Profissão: "Salva Vidas"


Profissão: "Salva Vidas"


Hoje, vagueando pelos caminhos de meus pensamentos e veredas de minhas reflexões, pude contemplar a beleza da missão que cada ser humano possui na vida: “salvar vidas”.

Na infância, nossos olhos pequeninos buscam ansiosos a presença dos heróis que, com seus superpoderes, podem salvar o mundo. Lembro-me de que, na minha, eu amava o desenho do Capitão Planeta e, hoje, me defrontei com a realidade de que todos nós, seres viventes, podemos ser como um “Capitão Planeta”, ou seja, um herói ou, no meu caso, uma heroína.

Em um mundo onde temos a grande responsabilidade de zelar por ele como um grande patrimônio dedicado a gerações futuras, cuidar da natureza e tratar de sustentabilidade é algo que deveria não ser apenas uma moda, mas uma rotina em nossas vidas. Podemos ou não cuidar deste planeta e sermos ou não os heróis das gerações seguintes, que precisam de nosso zelo para ter água e alimento para sobreviverem.

Normalmente, podemos visualizar outros tipos de heróis mais fáceis de serem identificados em nossa sociedade: os médicos que salvam vidas, os bombeiros e os já denominados “salva-vidas”. Mas você sabia que você também pode ser um herói? E sabe qual é o superpoder? É o que você sabe fazer.

Por exemplo, um gari pode ser herói para sua comunidade ou até mesmo para o seu mundo, onde seu trabalho pode evitar ou destruir focos de enfermidades mortais; logo, ele pode salvar vidas.

Um professor, educador, pode, através de seus ensinos, salvar vidas e criar salva-vidas. Embora seja verdade que isso também depende do propósito e da índole de seus alunos, que podem utilizar os ensinamentos para o bem ou para o mal, isso não desmerece a missão de ensinar.

Um empresário pode ser instrumento de salvação. Muitas instituições filantrópicas precisam de mantenedores.

Um artista, fotógrafo, cantor, ator, compositor, poeta, palhaço ou doutor, ou quem sabe os dois — afinal, existem os admiráveis “Doutores da Alegria” —, todos eles podem falar, através de suas artes, mensagens capazes de mudar a história de pessoas.

Um pedreiro pode construir um lar para dar segurança aos seus moradores; uma cozinheira pode matar a fome que mata os pobres. Ou um atendente de telemarketing pode vender algo que edifique vidas ou simplesmente falar e dar atenção. O CVV (Centro de Valorização da Vida) é um local onde os voluntários atendem ligações de pessoas com distúrbios emocionais e as cobrem de afeto, e é um belo exemplo de como o simples fato de abrir a boca ou inclinar os ouvidos pode salvar vidas.

Mas tudo isso depende do propósito do coração de cada um de nós. Ser alguém comum, invisível, inativo, ou fazer a diferença através de nossa profissão, usando o superpoder das habilidades para combater os males da sociedade.

Quais são os seus superpoderes?
Use-os para “salvar vidas”, porque você nasceu com tal missão.

Autora: Eliane Mariz | Gênero: Crônica | Editado: 10/06/13 | Atualizado e corrigido no C.G.: 11/05/25

Mais vistas

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                   ...

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um...

O Avanço do Retrocesso

<<  Trabalhos O Avanço do Retrocesso – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! A cada passo, avanço em uma caminhada onde pensamentos também seguem uma jornada: ora rumo ao futuro, arquitetando projetos e sonhando; ora regressando ao passado, recordando fatos gravados nos arquivos da mente. De repente, um som desafinado interrompe essa viagem introspectiva. – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! Sim, infelizmente era o som estridente do “pancadão”. Alguns funkeiros, não muito diferentes dos habituais, decidiram liberar, no volume máximo, as batidas e rimas obscenas vindas do equipamento sonoro do carro. Este evento, embora desagradável, despertou em mim uma nova linha de reflexão, mesmo que ela tenha sido interrompida de forma agressiva. Pensei no futuro e na possibilidade de tornar público meu desabafo – através das redes sociais e desta crônica. Vagueando pelo universo legislativo, concluí que certas expressões de Funk deveriam ser proibidas por lei. Refir...