Pular para o conteúdo principal

A Batalha

Trabalhos

A Batalha
Eliane Mariz
Baseado em Êxodo 17:8-16.






PERSONAGENS

  • Clown Intercessor(a)
  • Clown Irmã(o) de Oração I
  • Clown Irmã(o) de Oração II
  • Diabo, Clown
  • Clown Missionário(a)
  • Narrador(a)
  • Clown do Ring

ÉPOCA: presente
LUGAR DA CENA: campo (de batalha) missionário


ATO I

Campo de batalha missionário, onde o Clown Missionário costuma pregar o evangelho e é atacado pelo seu inimigo, o Clown Diabo. Em segundo plano, deve haver uma cadeira para o Clown Intercessor descansar e, em cena, uma garrafinha de água e toalha branca.
Os clowns devem estar com camisetas com suas identificações: Intercessores e Missionário. Não é necessário identificar o Diabo, pois a maquiagem já cumpre essa função.


Cena I

Clown Missionário e Clowns Intercessores
Clown Missionário entra com seu trejeito típico. Logo em seguida, entram os Clowns Intercessores. Clown Missionário os cumprimenta e faz sinais dizendo que vai pregar o evangelho. Ele pega a Bíblia (pode ser feita de EVA), aponta para ela e para a boca, indicando que vai falar da Palavra. Pede oração aos intercessores juntando as mãos; estes respondem que vão orar, contentes e também juntando as mãos.


ATO II

Clown Missionário se distancia dos demais, simbolizando que foi pregar aos povos. Os três Clowns Intercessores se preparam para a batalha de oração em outro plano, com gestos como se fossem se aquecer para uma luta de boxe. Os Irmãos de Oração podem simbolizar preparadores físicos: massageiam os ombros do Clown Intercessor (que simboliza Moisés), enquanto este dá socos imaginários no ar e faz polichinelos.

Enquanto isso, Clown Missionário prega voltado ao público, imitando trejeitos de pregadores pentecostais famosos (ergue as mãos, rodopia, aponta para a Bíblia).


Cena II

Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo
Enquanto prega, entra o Clown Diabo rondando com trejeitos engraçados, sobrancelhas erguidas e expressão maliciosa. Ele gesticula que o missionário está dizendo "blá-blá-blá", fazendo o gesto de conchinha com as mãos nos ouvidos, abrindo e fechando-as. Aponta para a plateia e faz sinal para não ouvirem o missionário. Indica que vai atacá-lo e faz o gesto de cortar a garganta com a mão.

Clown Missionário percebe o perigo, expressa medo e tenta chamar atenção dos intercessores, balançando os braços e roendo unhas imaginárias.

Os Clowns Intercessores ainda estão distraídos se preparando para a luta. Um deles finalmente percebe o apuro do Missionário. Clown Missionário, desesperado, pede oração à distância e aponta para o Diabo, que se exibe para a plateia como fisiculturista, pedindo para tirarem foto dele.

Os intercessores colocam a mão na boca, surpresos, e o Clown Missionário sinaliza para começarem a orar. O Clown Intercessor começa a orar com trejeitos pentecostais.


Cena III

Clown Ring, Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo
Surge o Clown do Ring com um cartaz de EVA escrito: "1º Round".
A luta entre Clown Missionário e Clown Diabo começa — deve ser engraçada. O Diabo, como o Kiko, molha o dedo de cuspe e ajeita as sobrancelhas. Chama o missionário para a luta com ar arrogante. Faz gestos tipo kung fu à la Jackie Chan.

Clown Missionário tenta socar, mas o Diabo desvia e ri. O Missionário acerta um soco e o Diabo finge cair em câmera lenta.

Clown Intercessor se cansa, para de orar, senta na cadeira, e é assistido pelos amigos: dão água, enxugam o suor e massageiam os ombros. Enquanto isso, o Missionário começa a perder a luta, apanha e é enforcado. Ele faz caretas cômicas: língua para fora e olhos vesgos.

Um dos irmãos de oração percebe, chama o Clown Intercessor principal com cutucões, mas ele ignora. O amigo insiste até que, impaciente, vira a cabeça do outro em direção ao Missionário enforcado. Todos se assustam e voltam a orar imediatamente.


Cena IV

Clown Ring, Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo
Clown entra com cartaz de EVA: "2º Round".
O Missionário começa a vencer o inimigo — se solta e dá golpes engraçados, como o famoso chute do Karatê Kid.

O Clown Intercessor novamente se cansa e para de orar (a cena se repete). O Diabo volta a bater no missionário. Um dos irmãos percebe rapidamente e gira a cabeça do Intercessor logo na primeira tentativa de ignorar o chamado.


Cena V

Clown Ring, Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo
Clown entra com cartaz de EVA: "3º Round".
Um dos Clowns orienta os outros a erguerem os braços do Clown Intercessor. Os três oram com as mãos erguidas. Quando um solta, o braço do do meio cai, mas o outro o levanta rapidamente. Todos continuam orando com vigor, um animando o outro.


ATO III


Cena VI

Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo
O Missionário finalmente vence o Diabo com um golpe final.
O Clown Intercessor corre até a cena e faz a contagem regressiva com as mãos, como em lutas de boxe. Em seguida, declara o fim da luta e ergue o braço do Clown Missionário como vencedor.

Toca a música tema do Rocky Balboa.
O Clown Diabo permanece caído, com língua para fora e olhos vesgos.
Os Clowns do bem saem de cena felizes e o Clown Missionário acena para a plateia como se estivesse em um ringue de boxe, comemorando a vitória. Os intercessores o seguem comemorando também, batendo palmas e fazendo gestos de alegria.

O Clown Diabo permanece caído no chão, derrotado, pode fazer um gesto engraçado de levantar uma plaquinha escrita "Game Over" ou apenas ficar estatelado com expressão cômica.

Narrador: Enquanto muitos missionários guerreiam no campo para pregar o evangelho a sua oração pode ajudá-los a conquistar a vitória. Por isso interceda por missões!  

FIM

Autora: Eliane Mariz   |  Gênero: Roteiro   |   Editado: 09/06/13   |  Atualizado e corrigido: 11/05/25  


Texto-base: Intercessão

Êxodo 17:8-16

Nessa passagem bíblica, o líder Moisés sobe ao monte para interceder pelo povo de Israel, que estava lá embaixo guerreando contra os amalequitas. Diz a história que, sempre que as mãos de Moisés estavam erguidas, o povo de Deus vencia, mas, quando ele abaixava os braços, o inimigo os derrotava diante da vantagem que obtinham.

Hur e Arão, irmão de Moisés, sustentavam os braços dele para que suas mãos cansadas não abaixassem. Isso durou até o pôr do sol. Mas Moisés suportou o cansaço e não desistiu. Resultado: os israelitas venceram a batalha.

O que isso me ensina?
A importância da oração intercessória.
Quando intercedemos, nossos irmãos vencem as suas batalhas, ainda que saiam delas exaustos ou feridos. Mas, quando desanimamos, cansamos e desistimos, o exército inimigo (espiritual) obtém vantagem e nossos guerreiros começam a ser derrotados.

Muitas vezes, precisamos do apoio de outras pessoas para perseverarmos em oração. Isso explica por que, quando alguém pede oração, é sinal de que já está cansada e a luta é grande.
Que esperemos o tempo que for até que a vitória chegue, e que apoiemos nossos intercessores nas horas de cansaço — isso servirá de testemunho para outros.

“E assim Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada. Então o Senhor disse a Moisés: ‘Escreva isto para memória num livro e repita-o a Josué, porque eu apagarei totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.’ Moisés construiu um altar e chamou-lhe ‘O Senhor é minha bandeira’. E jurou: ‘Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração’.” (Êxodo 17:13-16)


Mais vistas

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                   ...

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um...

O Avanço do Retrocesso

<<  Trabalhos O Avanço do Retrocesso – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! A cada passo, avanço em uma caminhada onde pensamentos também seguem uma jornada: ora rumo ao futuro, arquitetando projetos e sonhando; ora regressando ao passado, recordando fatos gravados nos arquivos da mente. De repente, um som desafinado interrompe essa viagem introspectiva. – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! Sim, infelizmente era o som estridente do “pancadão”. Alguns funkeiros, não muito diferentes dos habituais, decidiram liberar, no volume máximo, as batidas e rimas obscenas vindas do equipamento sonoro do carro. Este evento, embora desagradável, despertou em mim uma nova linha de reflexão, mesmo que ela tenha sido interrompida de forma agressiva. Pensei no futuro e na possibilidade de tornar público meu desabafo – através das redes sociais e desta crônica. Vagueando pelo universo legislativo, concluí que certas expressões de Funk deveriam ser proibidas por lei. Refir...