PERSONAGENS
- Clown Intercessor(a)
- Clown Irmã(o) de Oração I
- Clown Irmã(o) de Oração II
- Diabo, Clown
- Clown Missionário(a)
- Narrador(a)
- Clown do Ring
ATO I
Cena I
ATO II
Clown Missionário se distancia dos demais, simbolizando que foi pregar aos povos. Os três Clowns Intercessores se preparam para a batalha de oração em outro plano, com gestos como se fossem se aquecer para uma luta de boxe. Os Irmãos de Oração podem simbolizar preparadores físicos: massageiam os ombros do Clown Intercessor (que simboliza Moisés), enquanto este dá socos imaginários no ar e faz polichinelos.
Enquanto isso, Clown Missionário prega voltado ao público, imitando trejeitos de pregadores pentecostais famosos (ergue as mãos, rodopia, aponta para a Bíblia).
Cena II
Clown Missionário percebe o perigo, expressa medo e tenta chamar atenção dos intercessores, balançando os braços e roendo unhas imaginárias.
Os Clowns Intercessores ainda estão distraídos se preparando para a luta. Um deles finalmente percebe o apuro do Missionário. Clown Missionário, desesperado, pede oração à distância e aponta para o Diabo, que se exibe para a plateia como fisiculturista, pedindo para tirarem foto dele.
Os intercessores colocam a mão na boca, surpresos, e o Clown Missionário sinaliza para começarem a orar. O Clown Intercessor começa a orar com trejeitos pentecostais.
Cena III
Clown Missionário tenta socar, mas o Diabo desvia e ri. O Missionário acerta um soco e o Diabo finge cair em câmera lenta.
Clown Intercessor se cansa, para de orar, senta na cadeira, e é assistido pelos amigos: dão água, enxugam o suor e massageiam os ombros. Enquanto isso, o Missionário começa a perder a luta, apanha e é enforcado. Ele faz caretas cômicas: língua para fora e olhos vesgos.
Um dos irmãos de oração percebe, chama o Clown Intercessor principal com cutucões, mas ele ignora. O amigo insiste até que, impaciente, vira a cabeça do outro em direção ao Missionário enforcado. Todos se assustam e voltam a orar imediatamente.
Cena IV
O Clown Intercessor novamente se cansa e para de orar (a cena se repete). O Diabo volta a bater no missionário. Um dos irmãos percebe rapidamente e gira a cabeça do Intercessor logo na primeira tentativa de ignorar o chamado.
Cena V
ATO III
Cena VI
O Clown Diabo permanece caído no chão, derrotado, pode fazer um gesto engraçado de levantar uma plaquinha escrita "Game Over" ou apenas ficar estatelado com expressão cômica.
Narrador: Enquanto muitos missionários guerreiam no campo para pregar o evangelho a sua oração pode ajudá-los a conquistar a vitória. Por isso interceda por missões!
FIM
Autora: Eliane Mariz | Gênero: Roteiro | Editado: 09/06/13 | Atualizado e corrigido: 11/05/25
Texto-base: Intercessão
Êxodo 17:8-16
Nessa passagem bíblica, o líder Moisés sobe ao monte para interceder pelo povo de Israel, que estava lá embaixo guerreando contra os amalequitas. Diz a história que, sempre que as mãos de Moisés estavam erguidas, o povo de Deus vencia, mas, quando ele abaixava os braços, o inimigo os derrotava diante da vantagem que obtinham.
Hur e Arão, irmão de Moisés, sustentavam os braços dele para que suas mãos cansadas não abaixassem. Isso durou até o pôr do sol. Mas Moisés suportou o cansaço e não desistiu. Resultado: os israelitas venceram a batalha.
“E assim Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada. Então o Senhor disse a Moisés: ‘Escreva isto para memória num livro e repita-o a Josué, porque eu apagarei totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.’ Moisés construiu um altar e chamou-lhe ‘O Senhor é minha bandeira’. E jurou: ‘Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração’.” (Êxodo 17:13-16)