Pular para o conteúdo principal

A Batalha



A Batalha
Eliane Mariz
Baseado em Êxodo 17: 8-16.




PERSONAGENS
Clown Intercessor (a)
Clown Irmã (o) de oração
Clown irmã (o) de oração II
Diabo, Clown
Clown Missionário (a)
Narrador (a)
Clown, do Ring.


ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: campo (de batalha) missionário.


ATO I
Campo de Batalha missionário, onde o Clown missionário costuma pregar o evangelho e ser atacado pelo seu inimigo Diabo.  Em um segundo plano deve ter uma cadeira para o clown intercessor descansar e em cena deve ter garrafinha de água e toalha branca.
Os clowns devem estar com camisetas com suas identificações. Que são: intercessores, missionário, julgo que não seja necessário identificar o diabo, pois a maquiagem já pode fazer isso.


Cena I
Clown missionário e clowns intercessores.

Clown missionário entra em cena com seu trejeito típico, logo em seguida entram os clowns intercessores. Clown Missionário cumprimenta os clowns intercessores e faz sinais dizendo que vai ir pregar o evangelho, pega a bíblia (pode ser feita de EVA e aponta para ela e aponta para a boca) que vai falar da bíblia (pede oração juntando as mãos) e pede oração aos intercessores, estes dizem que vão orar (contentes e juntando as mãos).


ATO II
Clown missionário se distancia dos outros simbolizando que foi pregar o evangelho aos povos, e os três clowns intercessores se preparam para a batalha de oração em outro plano (fazem gestos como se estivessem se preparando para uma luta de boxe, os irmãos de oração podem simbolizar os preparadores físicos, fazer massagem nos ombros do intercessor que nessa peça simboliza Moisés, o Clown intercessor deve dar socos imaginários como lutadores fazem antes da luta, fazer poli-chinelo).
Enquanto isso o Clown missionário prega o evangelho voltado para o público que assiste à peça, este pode fazer trejeitos de pregadores pentecostais famosos (erguer as mãos, rodopiar, apontar para a Bíblia).
  

Cena II
Clown missionário e clowns intercessores, Clown Diabo.

Enquanto o Clown missionário prega, entra o Clown Diabo rondando (com trejeitos engraçados, com sobrancelhas erguidas e cara de mau, dizendo com as mãos que o Clown Missionário está dizendo blá-blá-blá nos ouvidos das pessoas fazendo o gesto de conchinha com as mãos abrindo e fechando elas próximo ao ouvido). Ele deve apontar para as pessoas e dizer com o dedo indicador que não é para ouvir o missionário, que vai atacar o missionário e cortar a garganta dele (fazer esse gesto com a mão).

De repente o clown missionário percebe (faz expressão de medo e fica longe do Clown Diabo, com os dedos na boca como se roesse a unhas, nervoso, com medo e balança os braços para chamar atenção dos amigos intercessores).

Os Clowns Intercessores devem estar ainda se preparando para a luta, distraídos, e depois um deles deve perceber que o Clown Missionário está em apuros. 

O Clown missionário implora oração de longe e aponta com medo para o Clown Diabo (que deve estar se exibido, mostrando os músculos, sentindo-se orgulhoso, fazendo gesto de ele é o melhor, pedindo para platéia tirar foto dele enquanto ele faz pose de atleta fisiculturista). 

Os Clowns Intercessores devem colocar a mão na boca surpresos ao ver o Clown Diabo. O Clown Missionário deve fazer sinal para os três amigos intercessores começarem a orar.
Eles todos ficam atentos e o Clown intercessor começa a orar (pode fazer trejeitos pentecostais também).


Cena III
Clown Ring, Clown missionário e clowns intercessores, Clown Diabo.

Clown deve aparecer mostrando um cartaz pode ser feito em EVA escrito: “1º Round”.

Em outro plano começa a luta entre o Clown Missionário e o Clown Diabo. Deve ser uma luta engraçada. (O Diabo deve fazer como o Kiko e pôr o dedo molhando de cuspe nas sobrancelhas como que endireitando elas, e deve chamar o Clown missionário para a briga sempre se julgando o melhor com ar imponente.

O Clown Diabo deve fazer gestos do tipo de Jack Chan de kung fu com os braços como se fosse um lutador experiente. O Clown Missionário deve dar socos no ar, mas o Clown Diabo deve desviar-se dos socos e rir contente.

O Clown Missionário deve dar um soco no Clown Diabo que deve fingir que foi grande o impacto quase caindo em câmera lenta para trás.

Quando de repente o Clown intercessor começa a se cansar e pára um pouquinho de orar para tomar água, ele se senta na cadeira e novamente é amparado pelos amigos como se fosse um lutador. Os amigos podem enxugar o suor da testa com uma toalhinha, dar água para ele, fazer massagem nos seus ombros.

Enquanto isso o Clown Missionário começa a perder a luta, pois, o Clown Diabo começa a dar soco nele, e chute no traseiro, e a desviar de todos os socos do Clown Missionário até começar a enforcar-lo (O Clown Missionário deve fazer caras engraçadas, pôr a língua para fora, ficar vesgo).

Quando de repente um dos amigos de oração olha o que está acontecendo faz sinal para o líder da oração (E vendo que o Clown Missionário está em apuros coloca a mão na boca surpreso e chama os amigos para orar dando cutucadas com os dedos nas costas, esse não devem se importar e continuar um cuidando do outro, cada vez mais o Clown intercessor deve ficar preocupado e cutucar com mais forças o amigo. Até que este não aguenta mais ser ignorado e pega a cabeça do outro Clown Intercessor e vira para que o Clown missionário que está sendo enforcado). 

Todos os intercessores devem fazer cara de espanto com a mão na boca e imediatamente se pôr a orar.


Cena IV
Clown Ring, Clown missionário e clowns intercessores, Clown Diabo.

Clown deve aparecer mostrando um cartaz pode ser feito em EVA escrito: “2º Round”.

Aí o Clown missionário começa a vencer o inimigo.
(Ele deve se soltar do Clown Diabo e fazer na cena gestos de que está chutando o traseiro do inimigo, o golpe famoso do karatê kid, coisas do tipo, feliz por que agora está vencendo a luta).

Mas uma vez o clown intercessor se cansa e pára de orar. (A cena anterior pode se repetir) O Clown Diabo começa a bater no missionário como antes, mas o amigo de oração percebe de novo que o Clown Missionário está perdendo luta sendo enforcado e gira a cabeça do Clown Intercessor logo na primeira vez que ele se recusa a dar atenção a cutucada, porque já sabe como é a história, para que este veja o sufoco do Clown Missionário de novo.

Cena V
Clown Ring, Clown missionário e clowns intercessores, Clown Diabo.

Clown deve aparecer mostrando um cartaz pode ser feito em EVA escrito: “3º Round”.

Um dos clown deve fazer sinal para o outro Intercessor erguer as mãos do Clown Intercessor (lembrando que são 3) e os três começam a orar com mãos erguidas. Quando um Clown  solta a mão do intercessor que está entre eles, a mão deste deve cair cansada. 

Aí  o Clown que soltou a mão deve levantá-la rapidamente. Todos devem orar com mãos erguidas, um animando o outro.


ATO III

Cena VI
Clown missionário e clowns intercessores, Clown Diabo.

Enquanto isso o missionário luta até que dá golpe fatal e vence o Diabo.

O Clown Intercessor vendo isso deve correr para perto da cena e fazer a contagem regressiva como é feita nas lutas de boxe, (lembrando que a contagem é com as mãos) e aí deve fazer o sinal de acabou a luta e erguer o braço do Clown Missionário porque ele é o vencedor.

Deve tocar ao fundo a música do Rock Balboa quando ele vence a luta.

O Clown Diabo deve ficar caído com a língua para fora e olhar vesgo.
No final os Clowns do bem saem de cena felizes e o Clown Diabo sai com as mãos nas costa com se estivesse todo machucado da luta.

Narrador: Enquanto muitos missionários guerreiam no campo para pregar o evangelho a sua oração pode ajudá-los a conquistar a vitória. Por isso interceda por missões!

Fim


Autora: Eliane Mariz   |   Gênero: Roteiro   |   Editado: 09/06/13   |  Atualizado: 21/08/17

Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um