<< Trabalhos
Segundo o relato dos quatro solos, onde foram semeadas a semente da Palavra divina, foi mencionado que haviam três inimigos: as aves, o sol e os espinhos.
Precisa-se de Espantalhos
Segundo o relato dos quatro solos, onde foram semeadas a semente da Palavra divina, foi mencionado que haviam três inimigos: as aves, o sol e os espinhos.
O semeador, ou melhor, o evangelista mensageiro, semeou parte das sementes em solo pedregoso sob sol escaldante. Tais sementes não possuíam raízes e secaram diante do sol e morreram.
Outra parte foi semeada entre espinhos, estes sufocaram as plantas que germinaram e fez delas plantas infrutíferas.
Mas, quero dar ênfase às sementes que foram semeadas à beira do caminho e que as aves roubaram do solo. Ou seja, as mentiras do inferno roubaram a Palavra do coração dos que receberam tal semeadura.
Pensava eu que a culpa da desistência dessas pessoas era erro delas que deixaram as mentiras roubarem sua fé. Contudo, hoje percebo que uma semente por si só não pode defender-se de ataques como esse.
Já viu uma semente criar braços e lutar contra uma ave? Ou já viu uma semente criar mãos e cavar um buraco mais profundo para esconder-se dos inimigos?
Esse tipo de coisa só aconteceria em fábulas, mas a realidade não permite que uma semente se autodefenda desse tipo de combate.
Percebo que o erro pode ter sido o despreparo do solo por parte do semeador. Será que ele arou, adubou, regou, ou ao menos pôs um espantalho para cuidar daquelas sementes?
Deus precisa de semeadores para cuidar de sua grande seara e de seus campos para que fiquem prontos para a colheita. Mas, também precisa que tais semeadores sejam sábios e zelosos no trato com a plantação.
Se não puderem estar presentes 24 horas por dia que ao menos coloquem elas aos cuidados de "espantalhos", isto é, pessoas responsáveis por espantar as inimigas (as mentiras) que visem tragar a Palavra semeada em tal solo.
A culpa de algumas pessoas não permanecerem em Cristo, nem sempre é dessas pessoas, mas sim, do descaso, relaxismo, falta de cuidado, de preparo, discipulado (aro, rega, adubo) ou da omissão em não pôr "espantalhos", protetores que cuidem delas quando o semeador não puder estar presente.
Precisa-se de espantalhos, você aceita ser um agora que viu que além dos três inimigos da semente havia um pior entre eles: o seu desleixo?