25 lições sobre Deus e o Amor, pois Ele não desiste de nós
Deus usa vários meios para se comunicar conosco: circunstâncias, relacionamentos em geral, natureza, arte... Então, vamos à aula que Ele tem para nós hoje:
1. Deus nos ama, mesmo quando não é correspondido, porque Ele se compromete dentro de Si com o que deseja, independentemente de o outro se comprometer ou não.
2. Ainda que fujamos Dele e inventemos desculpas para justificar nossas fugas, Ele, mesmo magoado, aguarda nosso retorno e está disposto a nos perdoar.
3. Mesmo que amemos outras coisas mais do que a Ele e ainda que digamos:
"Entre você e tal coisa, eu escolho tal coisa, pois ela vale mais para mim", Ele continua a nos amar incondicionalmente.
4. Mesmo que viremos o rosto para Ele, sejamos indiferentes e não respondamos quando Ele nos fala algo, Ele, mesmo sofrendo, ainda nos amará.
5. Ele corresponde ao menor dos nossos afetos, pois, para Ele, um simples sorriso de quem antes nem Lhe olhava na cara já é um sinal de que algo mudou e que o coração de pedra está começando a derreter.
Sim, Ele nos sorri de volta!
6. Mesmo que o façamos chorar de saudade, magoando-O com nosso distanciamento, Ele deixa a porta aberta para quando quisermos voltar para Ele.
7. Ainda que não saibamos, Ele ora por nós, mesmo quando O ignoramos no nosso dia a dia. Você pode não perceber, mas Ele ora por você e pensa em você constantemente.
8. Às vezes, Ele se cala, não porque se esqueceu de nós, mas porque, no silêncio, deseja que nos lembremos Dele e tomemos a iniciativa de corresponder ao afeto que Ele nos oferece.
9. O amor Dele muitas vezes é visto como algo ridículo e humilhante, mas o que foi a cruz (aos olhos humanos) senão uma "ridícula" prova de amor por quem não correspondia, não merecia?
Mesmo assim, Ele ama e perdoa, porque sabe que não sabemos o que fazemos. O amor Dele não é ridículo; errada é a forma como reagimos a esse amor.
10. O que Ele promete, Ele cumpre e nos presenteia, mesmo quando nós O rejeitamos, pois Suas misericórdias se renovam sobre nossas vidas todas as manhãs.
11. Às vezes, Deus nos dá sinais como resposta, mas, por não sabermos interpretá-los ou por medo de acreditar, nos desesperamos e sofremos, em vez de nos alegrarmos.
12. Ele quer nos consolar, mesmo quando não queremos colo, não por pena, mas porque Ele sabe que somos pó, que somos frágeis, mesmo quando tentamos parecer fortes.
Ele quer nos dar alívio e estar conosco não só nos momentos bons, mas também nos ruins, porque quem ama cuida.
13. Ele nos amou primeiro, antes que correspondêssemos.
14. Ele respeita o nosso tempo, é paciente, não age com força esperando que correspondamos aos Seus afetos.
15. Ele fala a linguagem do amor que nós entendemos. Quer que nos sintamos amados, por isso, também usa nossa linguagem de amor preferida.
16. Ele se alimenta do nosso carinho, mesmo que não saibamos dosar o tempero das nossas emoções.
17. Ele nos ama, mesmo quando não temos um banquete a Lhe oferecer. Ainda assim, Ele nos alimenta com o melhor: faz-nos sentir quão agradável e doce é Sua presença ao nosso lado.
18. Quando nossos caminhos se cruzam, essas "Jesuscidências" da vida nos dizem:
"Ei! Não se esqueça de mim, estou à sua espera! Pode voltar!".
19. Ele se faz presente nos momentos mais críticos; quando menos esperamos, Ele aparece. Em dias chuvosos e frios, Ele nos busca para mostrar que não nos esqueceu.
20. Ele não quer nos bloquear de Sua vida, mas respeita nossa vontade e lamenta nossa dor.
Ele permite que sigamos nossos caminhos, pois sabe que um dia voltaremos. Ele sabe que não conseguiremos, nem queremos realmente apagá-Lo da nossa vida, e que sentimos a Sua falta.
21. Quando irritamos ou entristecemos Deus, Ele não grita ou revida nossa agressão; Ele se cala e se afasta.
E, nesse silêncio (o cantinho da disciplina), refletimos e nos arrependemos. Nos tornamos humildes para buscar Seu perdão e reconciliação, porque não queremos mais viver sem Ele.
22. Ele nos sonda, não por ser bisbilhoteiro ou stalker, mas porque se importa conosco e deseja um relacionamento mais profundo, ao qual muitas vezes resistimos por medo. Mesmo assim, Ele não desiste de nós.
23. Muitas vezes, por sermos ansiosos e carentes, nos afobamos. E o medo de perder acaba gerando a perda. Mas, quando nos acalmamos, o que era passado vira presente. E isso nos marca e vira nossa história.
24. Algumas renúncias são incompreensíveis para nós, mesmo que pareçam ou até sejam o melhor a fazer naquele momento.
Vemos o outro virar o rosto como quem foge para não ver a dor em nossos olhos, dor causada por esse afastamento.
Essa ruptura faz com que digamos horrores que não sentimos e silenciemos afetos. Uns dizem o que não sentem; outros sentem o que não dizem.
25. Ele cria formas de falar conosco, mesmo que não ouçamos Sua voz. Por isso, Ele fez com que você lesse este texto agora. Somos nós falando com você.
Autora: Eliane Mariz | Gênero: Citações | Editado: 11/10/24 | Atualizado e Corrigido: 11/05/25