Pular para o conteúdo principal

Uma Bela História

<< Trabalhos


Uma Bela História


Um pai e seus filhos e filhas. Uma vida próspera e bem estruturada que, de repente, rui diante de seus olhos. Uma fortuna perdida.
Eles se veem obrigados a viver numa singela cabana e a se tornarem lavradores diante dessa imposição da vida.
Três irmãs, dentre elas uma se destaca: é a caçula, apelidada de Bela, devido à sua formosura. As mais velhas vivem entediadas e aprisionadas à sua nostalgia. Lembram-se constantemente da vida luxuosa que tinham. Bela, ao contrário, se conforma com a simplicidade cotidiana. Sente falta apenas de uma coisa: das rosas.
Surge então uma esperança de reaverem sua fortuna. O pai parte para realizar seu negócio. Na mente, a esperança de dar aos filhos todo o conforto de outrora.
Carrega consigo alguns pedidos. Suas filhas querem presentes, vestidos — com exceção de Bela, que pede apenas que lhe traga rosas.
Uma frustração o encontra no cais: ele se vê forçado a voltar de mãos vazias. Tudo não passou de uma amarga ilusão.
No caminho, uma tempestade o aflige. Quase sem esperança, ele vê uma luz no fim do túnel. Encontra um palácio com suas portas abertas. Ali se abriga com seu cavalo.
Pela manhã, resolve ir embora, mas não resiste à tentação de levar uma rosa do jardim onde estava. Pelo menos Bela teria seu presente.
Mas eis que surge uma fera, irada pela aparente ingratidão de seu hóspede, e exige que a filha do senhor venha para morrer no lugar do pai.
O pai parte disposto a honrar sua palavra e morrer, após despedir-se dos filhos. Bela não aceita tal coisa e decide dar a vida em lugar do pai.
Somente suas irmãs se alegram com isso, embora finjam lamento.
No palácio, Bela é surpreendida pelo trato delicado de uma Fera apaixonada. Mata suas saudades do pai vendo-o por um espelho mágico. Todas as noites recebe um pedido de casamento de seu grande amigo, a Fera, e recusa todos eles.
Um pedido dela é concedido: parte para ficar com o pai algum tempo e mostrar que está bem. Suas irmãs, no entanto, veem nisso a oportunidade de livrar-se dela.
Pega numa armadilha, Bela demora mais tempo para voltar. Em sonho, ela vê a Fera morrendo de tristeza. Então, retira o anel-passaporte do dedo e se vê novamente no palácio.
Lá encontra seu companheiro à beira da morte. Aceita então casar-se com ele. E este se torna um príncipe diante de seus olhos.
O encantamento é desfeito. Sua família é trazida ao palácio. Suas irmãs viram estátuas vivas até que se arrependam do mal feito.
Bela e Fera se casam, movidos pelo verdadeiro amor.

Mas e daí? O que isso tudo quer dizer?


☆ Pai de Bela

Você pode ser essa Bela, ou quem sabe uma irmã dela, cara leitora. Ou você pode ser esse pai, os irmãos ou até mesmo a Fera, amado leitor.
Quem sabe você seja alguém que perdeu muita coisa na vida. Que se vê tendo que recomeçar do zero. Quem sabe sua família esteja sofrendo as consequências de seus erros.
Quem sabe você seja alguém frustrado, enganado pelas ilusões da vida, que luta para recuperar o que perdeu, mas vive o desespero de uma tempestade. Você até pode ter abrigo num palácio e contar com a ajuda de estranhos, pode ver uma luz no fim do túnel, sabia?
Mas você não sabe respeitar o que não é seu. Pega para si o que é dos outros, achando isso algo insignificante.
Pode ser que, por fazer isso, você tenha atraído a ira de alguém e se veja obrigado a pagar um alto preço para se redimir.
Quem sabe isso te leve a perder algo que você ama muito: a sua Bela. Mas saiba que essa separação, embora dolorosa, é momentânea. E o sonho que está aparentemente morto, na verdade, será realizado em proporção inimaginável por você.
Saiba que sua dor é vista por alguém. Que você, embora pareça estar sozinho nessa luta, na verdade, tem alguém intercedendo por você. Não se culpe! O que é seu será restituído.
Sua Bela está voltando. Ela recebeu um passaporte para encontrá-lo.
Você tem um lugar garantido no palácio do Rei e não sabe.
Não odeie esse Rei por achar que Ele lhe tirou o que você mais ama. Saiba que Ele, na verdade, está cuidando disso. E isso será usado para trazer-lhe uma grande alegria.


☆ Irmãs de Bela

E você, que está aprisionado ao passado, remoendo cada bem perdido, como se o passado fosse mais feliz do que o presente?
Que até chega a não se alegrar com a singela alegria dos outros, pois está inconformado com sua situação? Que busca a todo custo prejudicar a quem você inveja? Que deseja até que eles desapareçam da face da Terra, mas usa a máscara da hipocrisia, finge amor leal?
Hipócrita! Você ficará parado, estático, diante da surpreendente vitória daqueles que você inveja.
Mas não será condenado — apenas disciplinado para que se arrependa e seja livre.
Portanto, irmãs de Bela, cuidado! Pois a disciplina virá sobre vocês, visando salvá-las de si mesmas.


☆ Irmãos de Bela

Porventura, você é como os irmãos de Bela, tão pouco citados? Que gostam de fazer justiça com as próprias mãos? Que desejam lutar contra quem é mais forte do que vocês?
Mas que deixam que os mais fracos realizem o que vocês deveriam realizar?
A história não diz que um irmão de Bela se entregou à morte; diz que eles aceitaram que ela morresse pelo pai.


☆ Fera

Agora é contigo, Fera. Você é vítima dos encantos do mundo, mas sofre calado.
Você é tão carente e precisa tanto que alguém realmente o ame, apesar de sua aparência de durão.
Recebeu uma Bela, mas é desprezado por ela. Saiba que o amor nela está sendo gerado e virá à tona um dia.
Você, que trata as pessoas queridas com tanto amor, mas, mesmo assim, é desprezado. Você, que não é compreendido, que é julgado.
Mal sabem as pessoas quão bom você é e que suas atitudes são bem pensadas — não para ferir as pessoas, mas para que sejam todos abençoados.
Sua vitória está a caminho.
Você, que viu partir seu maior sonho, cuja esperança se foi. Não entendeu ainda que estão tentando matar sua alegria?
Mas, calma, toda essa dor terá um fim.
Alguém sonha com você, e sua Bela vem vindo ao seu encontro, cheia de amor para lhe dar. Ela verá além da sua aparência e, diante de seus olhos, você será transformado.
Todo efeito da maldade humana não mais o aprisionará, e você será tudo o que sua Bela precisa e sonhou um dia.
Tem alguém ajudando vocês a ficarem unidos. A vitória é sua.


☆ Bela

Quem sabe você seja como Bela? Adapta-se a qualquer situação, mas sente falta de rosas — algo belo aos seus olhos, que exala um aroma do céu e que, apesar dos espinhos dos defeitos, tem a beleza de qualidades irresistíveis.
Você pode ser alguém prestativo, trabalhador zeloso, prendado. Que cuida bem de sua atual casa.
Alguém que, como Bela, canta mesmo em meio às dificuldades e perdas. Dedicado à leitura edificante, quem sabe da Bíblia.
Bela querida, tem um príncipe esperando por você. Mas você tem que descobrir o verdadeiro amor — aquele que vê além da aparência.
Você será usada para levar liberdade a um coração enganado pelos encantos do mundo. Alguém que sofre até hoje as consequências de tal encanto.
Você, que é tratada como uma rainha, que recebe pedidos constantes de casamento, verá que seu amor é seu maior amigo.
Não o deixe morrer de tristeza. Esteja disposta a abandonar o seu anel mágico — ou seja, tudo aquilo que te afasta de quem tanto te ama.
Você não percebeu ainda que essa Fera é, na verdade, o homem dos seus sonhos?
Corra para o seu príncipe! E você verá uma grande transformação nele. Ele nunca mais será o mesmo aos seus olhos, e todos em volta verão isso.
Bela, seu príncipe pode ser esse homem que tanto a ama, mas saiba que existe outro Príncipe que te ama muito.
Alguém que quer se revelar a você. Que te ama antes de ser amado. Que foi amaldiçoado por pessoas nesta Terra e o é até hoje.
Alguém cuja entrega fará com que seus olhos se abram e você o veja como ele realmente é. Que tem um palácio para você reinar em vida.
Que disciplinará os hipócritas que te enganam. Que é o seu maior sonho, mesmo que você não tenha percebido isso ainda.
Que sofre muito com sua ausência.
Ele não é culpado de suas perdas, Bela. Tudo não passou de um plano para conduzi-la ao palácio definitivamente.
Esse Príncipe é o instrumento de restituição para você.
Ele te deu o anel do livre-arbítrio, que pode levá-la de volta ao passado, mas também pode conduzi-la a um futuro mais feliz ainda.
Deixe de lado sua vontade e volte para o Príncipe Jesus.
Aparentemente, Ele pode não ter beleza alguma, mas, no fundo, você sabe quão belo é o coração d'Ele — e como Ele te ama e deseja viver toda a vida ao seu lado.
Nas alegrias e tristezas, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias de suas eternas vidas.
Saiba que toda dor e perda que você enfrentou até aqui serviu para conduzi-la ao Príncipe que é Fera!
Ele usou pessoas, mesmo sendo elas falhas, para mostrar o quanto Ele te ama.
Não despreze o amor d'Ele.
Ele lhe diz:
"Você quer ter um compromisso comigo?"
E o que você responde?

Autora: Eliane Mariz | Gênero: Crônica | Editado: 07/01/15 | Atualizado: 11/05/25

Mais vistas

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                   ...

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um...

O Avanço do Retrocesso

<<  Trabalhos O Avanço do Retrocesso – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! A cada passo, avanço em uma caminhada onde pensamentos também seguem uma jornada: ora rumo ao futuro, arquitetando projetos e sonhando; ora regressando ao passado, recordando fatos gravados nos arquivos da mente. De repente, um som desafinado interrompe essa viagem introspectiva. – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! Sim, infelizmente era o som estridente do “pancadão”. Alguns funkeiros, não muito diferentes dos habituais, decidiram liberar, no volume máximo, as batidas e rimas obscenas vindas do equipamento sonoro do carro. Este evento, embora desagradável, despertou em mim uma nova linha de reflexão, mesmo que ela tenha sido interrompida de forma agressiva. Pensei no futuro e na possibilidade de tornar público meu desabafo – através das redes sociais e desta crônica. Vagueando pelo universo legislativo, concluí que certas expressões de Funk deveriam ser proibidas por lei. Refir...