Pular para o conteúdo principal

Disfarce


Disfarce

Certa vez um homem muito rico tomou uma decisão: resolveu sair em busca do amor verdadeiro. Mas, como ele sabia que sua posição privilegiada poderia influenciar as atitudes das pessoas vestiu-se de mendigo. Segundo ele o verdadeiro amor era capaz de ver além dos preconceitos e estereótipos.

Saiu, então, discretamente de sua mansão e dirigiu-se a uma praça da cidade onde havia grande concentração de pessoas. Sentou-se em um banco da praça e estendeu a mão em busca de uma esmola. Porém, o que as pessoas não sabiam é que estavam sendo constantemente analisadas pelo sábio senhor.

Para a tristeza do pobre ele observou que muitos iam e viam apressadamente. Cada qual focado em seus problemas e objetivos e com uma indiferença frequente. Nem sequer notavam a presença daquele amável senhor com a mão estendida e a voz doce. 
Outras reagiam com agressividade, usavam suas palavras como armas, zombavam, criticavam, desdenhavam o tão inofensivo ser humano. 
Havia ainda aqueles que se afastavam dele com medo. Julgavam que poderia ser um delinquente ou usuário de algum entorpecente.

Alguns se compadeciam, porém tiravam de suas bolsas e carteiras apenas algumas moedas de valor insignificante.

Cansado de ver tanta falta de amor na humanidade aquele rico resolveu assentar-se junto a soleira de uma velha loja já desativada.

Quando de repente avistou uma menininha de aproximadamente seis anos. Ela vinha caminhando lentamente atrás de sua mãe que apressada seguia à frente conversando com uma amiga. A menininha degustava um pastel quando percebeu que um velhinho a estava observando. Ao vê-lo percebeu que ele morava na rua devido suas roupas maltrapilhas. Ela não pensou duas vezes aproximou-se daquele idoso e ofereceu o que tinha em mãos.

Aquele gesto voluntário, sincero e generoso da menina foi a maior demonstração de amor que o rico cidadão recebeu naquele dia. A mãe da criança ao olhar para trás em busca da filha se assustou ao vê-la tão próxima de um estranho. 

A passos largos voltou e pegou a menina pelo braço e arrastando-a bruscamente a repreendeu por ter dado o seu alimento a um bêbado, pois era assim que ela via aquele homem. 

A criança sem nada entender apenas se defendia dizendo:
_ Mas ele estava com fome!

Deus é como um Ancião de Dias que às vezes se "disfarça" de necessitado, faminto, sedento, órfão, presidiário, mendigo e enfermo. Ele sai pelo mundo em busca do verdadeiro amor. E o que ele tem encontrado em você?

♡ Será que ele tem visto você tão ocupado consigo mesmo que mal dá atenção ao que ele tem lhe pedido? Será que a indiferença tem sido sua resposta a ele?

♡ Ou será que você tem medo de se aproximar dele porque não o conhece direito e não sabe quão precioso ele é? Por ventura, a fuga tem sido a sua escolha diante dele?

♡ Ou você tem um pré-conceito a respeito de Deus e o critica, ridiculariza e desdenha?

♡ E você que até gosta de Deus e quer obedecer ele um pouquinho, mas tem oferecido bem menos a ele do que realmente poderia dar? Bem menos amor, bem menos atenção, enfim, apenas algumas moedinhas?

♡Você é como aquela mãe que tem pressa em seguir o seu caminho, que ama só o que é seu, que não se importa com o necessitado? Que ao invés de se alegrar e se deixar contagiar com a bondade dos outros luta para impedir que estes sejam generosos criticando os que doam de si por amor próximo, pois acha isso uma loucura e uma perda de tempo?

♡ Tomara que você seja como aquela criança corajosa que não se importou com o que os outros pensariam, que não julgou o necessitado, mas reconheceu a necessidade dele. Generosa e abnegada a ponto de renunciar algo seu para que outra pessoa fosse feliz. Criança que pregou o evangelho sem ser necessário o uso de palavras, espontânea, voluntária e que agiu. Você tem agido?

Você acha uma utopia pensar que ajudar um carente é ajudar a Deus? O próprio Jesus disse que toda vez que ajudamos um necessitado é a ele que estamos ajudando. E também não é em vão que ele também disse que devemos ser como crianças para entrarmos em seu reino. Fique atento e veja além do "disfarce".


Autora: Eliane Mariz   |   Gênero: Crônica   |   Editado: 27/11/13   |   Atualizado: 26/08/17

Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um