Pular para o conteúdo principal

Diferente


 "Diferente"

Eliane Mariz




Personagens

Diferente

Necessitado

Igreja - Religiosa

Ímpio

Ferida

Infiel 1

Infiel 2

Incrédulo

Jesus Cristo

ATO I

Cena I: Diferente Diferente entra em cena, com luz focada nela. Durante o trecho da música "Deus" do Ministério PalavrAntiga, a personagem olha para os lados e para cima, procurando Deus.

Trecho:
"Deus, onde estás? Te procuro. Te procuraria na porta dessa rua. Deus, onde estás?"

Cena II: Diferente e Necessitado
Necessitado entra em cena, vestido com roupas rasgadas, mexendo no lixo e encontra um pirulito com a inscrição “Pecado” (feito de papel cartão). Ele começa a lamber o pirulito e faz uma cara feia devido ao gosto amargo. Diferente, com as mãos unidas como se orando, estende as mãos para Deus, pedindo ajuda para o menino.

Trecho:
"Olha o que eu vejo agora: O menino dançou sem roupa, o menino botou na boca um doce com gosto de fel."

Cena III: Diferente, Necessitado, Igreja (homem com Bíblia na mão)
O personagem Igreja entra em cena. O menino pede esmola à Igreja, mas é ignorado e sai triste, indo se juntar aos outros personagens paralisados. A Igreja, então, cai morta no palco.

Trecho:
"Deus, onde estás? A Igreja arrancou o sino, o homem esqueceu o menino, fez castelo de ouro e prata e perdeu a vida."


ATO II

Cena IV: Diferente e Jesus
Diferente ora de joelhos, com semblante triste. Jesus entra em cena, e as luzes se acendem. Os personagens que estavam na escuridão aparecem paralisados em suas posições.

Trecho:
"Ah! Acende toda luz iluminando a Terra que convive com a dor, sem esperança."

Cena V: Diferente, Jesus, Incrédulo, Ferida, Infiel 1 e 2, Necessitado, Mulher em Luto
Personagens diversos entram em cena: um cego (Incrédulo) com bengala e óculos escuros, uma mulher de luto (Ferida) chorando, um casal em briga (Infiel 1 e 2), e o menino Necessitado. Diferente ora, pede para Jesus curar os personagens.

Trecho:
"Vai onde há a dor, e cura!"
Diferente pede para Jesus curar o cego, tirando seus óculos. O cego começa a ver e joga a bengala para o lado.

Trecho:
"Vai onde não há amor, e ama!"
Diferente pede para Jesus abraçar o casal em briga, tocando-os e ensinando o marido a tratar bem a esposa.

Trecho:
"Vai onde há a dor, e alegra!"
Diferente alegra o menino Necessitado com brincadeiras e cócegas.

Trecho:
"Vai onde não há amor, transforma! Teu toque forte muda a sorte de quem Te encontra."
Diferente vai até a mulher Ferida e a abraça, enquanto Jesus a toca e a mulher se acalma.

Som de batidas:
Diferente e Jesus vão até os personagens que rejeitam a ajuda. O cego volta a tatear e põe os óculos. O marido continua a brigar, e o menino volta a comer o pirulito amargo.

Diferente ora enquanto a Igreja morta é levada para a frente de uma lápide, onde será velada.


ATO III

Trecho:
"Vai onde não há esperança! Traz esperança! Faz esperança!"
Diferente chama Jesus para ver a mulher triste. Jesus toca nela e a Igreja ressuscita. Todos ficam surpresos e alegres.

Trecho:
"Traz esperança!"
Todos se ajoelham em volta de Jesus, com semblante de alegria e gratidão.

Fim.


Este roteiro retrata a jornada de transformação de personagens perdidos pela dor e o pecado, até sua cura e redenção através da fé e do amor de Jesus Cristo.

Autora: Eliane Mariz | Gênero: Roteiro | Editado: 15/08/13 | Atualizado e corrigido: 11/05/25

Mais vistas

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                   ...

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um...

O Avanço do Retrocesso

<<  Trabalhos O Avanço do Retrocesso – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! A cada passo, avanço em uma caminhada onde pensamentos também seguem uma jornada: ora rumo ao futuro, arquitetando projetos e sonhando; ora regressando ao passado, recordando fatos gravados nos arquivos da mente. De repente, um som desafinado interrompe essa viagem introspectiva. – Oh, não! Não é possível... esse som de novo! Sim, infelizmente era o som estridente do “pancadão”. Alguns funkeiros, não muito diferentes dos habituais, decidiram liberar, no volume máximo, as batidas e rimas obscenas vindas do equipamento sonoro do carro. Este evento, embora desagradável, despertou em mim uma nova linha de reflexão, mesmo que ela tenha sido interrompida de forma agressiva. Pensei no futuro e na possibilidade de tornar público meu desabafo – através das redes sociais e desta crônica. Vagueando pelo universo legislativo, concluí que certas expressões de Funk deveriam ser proibidas por lei. Refir...