Pular para o conteúdo principal

Diferente


Diferente

Por Eliane Mariz e Letícia Gomes.


PERSONAGENS:
Diferente
Necessitado
Igreja- Religiosa
Ímpio
Ferida
Infiel 1
Infiel 2
Incrédulo
Jesus Cristo


ATO I
Cada personagem que representar os perdidos (Ferida, Incrédulo, Infiéis, Igreja-Religiosa) deverão estar vestidos de preto simbolizando luto. O personagem “Necessitado” que deverá ser um Junior deve estar com roupas cor de pele e seu nome escrito nela só que da cor preta. Sua roupa deve estar meio rasgada como se ele vestisse farrapos.
Em suas camisetas ou blusas devem estar escritos os nomes de seu personagem em fonte (Arial Black e cor branca) para que as pessoas entendam bem a simbologia do teatro.
Deve haver uma lápide no cenário (pode ser uma imagem colada na parede onde o a igreja morta será velada. Nessa lápide deve estar escrita a frase:
 “A fé sem obras é morta!” 
O teatro acontecerá enquanto toca a música “Deus” do Ministério PalavrAntiga.




Cena I
Diferente.

Trecho: “Deus, onde estás? Te procuro. Te procuraria na porta dessa rua. Deus, onde estás?”  (Diferente entra em cena com luz focando nela. Durante o trecho de música a seguir entra a personagem olhando para os lados e para cima a procurar Deus em cena).

Cena II
Diferente e Necessitado.
Trecho: “Olha o que eu vejo agora: O menino dançou sem roupa, o menino botou na boca um  doce com gosto de fel.” (Necessitado entra em cena e a luz foca neles agora. Um menino vestido com farrapos entra em cena mexendo no lixo ele acha um pirulito (que pode ser feito de papel cartão. Nesse pirulito deve estar escrito: “Pecado”). O menino limpa o pirulito e demonstra lambê-lo ele demonstra gostar no início, mas depois faz uma cara feia de quem sente um gosto amargo. Diferente ajunta as mãos como a orar e implorar a Deus que olhe para o menino estendendo as mãos para ele pedindo que Deus o ajude).

Cena III
Diferente, Necessitado, Igreja (homem com Bíblia na mão).


Trecho: Deus, onde estás? A Igreja arrancou o sino, o homem esqueceu o menino, fez castelo de ouro e prata e perdeu a vida.” (Igreja entra em cena foco nela. O menino pede uma esmola para a Igreja, mas, o personagem o ignora e o menino se sai de cena triste e se coloca junto com os personagens que estarão paralisados numa outra parte do cenário. O personagem Igreja passa mal e cai morta).

ATO II

Cena IV
(Diferente,  Jesus)

Trecho: Ah! Acende toda luz iluminando a Terra que convive com a dor, sem esperança.” (Diferente faz semblante triste e se põe de joelho a orar e Jesus entra em cena. As luzes no cenário se acendem e os personagens restantes que estavam na escuridão aparecem paralisados nas suas poses).

Cena V
(Diferente, Jesus, Incrédulo, Ferida, Infiel 1 e 2, Necessitado, Mulher em Luto)


(Um cego com óculos escuros e uma bengala com a camiseta preta e inscrição “Incrédulo”. Ele deve estar a andar de um lado para outro a tatear o chão com a bengala. O outro personagem deve ser uma Mulher de luto a chorar sem parar, na roupa dela deve estar escrito “Ferida”. Os outros deve ser um casal: o marido violento deve simular uma briga com a esposa, apontando o dedo na cara dela, chacoalhando ela com raiva e pararem congelados quando ele ameaça dar um tapa nela. Nas roupas deles devem estar escrito “Infiel”. E o outro personagem é um menino Necessitado com o rosto triste e mão na barriga simulando estar com fome). 


Trecho: “Vai onde há a dor, e cura!” (O Diferente pára de orar, abre os olhos e vê Jesus que o levanta do chão. Diferente pega Jesus pela mão e leva até o cego e faz gestos pedindo que ele o cure. Jesus faz sinal para Diferente tirar os óculos do cego e pega a mão de Diferente para tocar o olhos do cego. O cego começa a ver e joga a bengala de lado).

Trecho: Vai onde não há amor, e ama!” (Diferente olha para o casal e pede para Jesus abraçá-los. E ele vai enquanto o homem está em cena paralisado com a mulher encenando que está dando um tapa nela. Diferente chega e descongela os dois tocando-os e pega a mão do marido ensinando ele a fazer carinho na esposa e os três se abraçam).


Trecho: “Vai onde há a dor, e alegra!” (Diferente vai até o menino Necessitado, aponta para Jesus tocá-lo e fazer um cafuné nele. Jesus pega um nariz de palhaço e dá para Diferente. Este demonstra entender a intenção de Jesus e coloca o nariz de palhaço começando em seguida a fazer brincadeiras, cócegas e caretas para a criança rir).

Trecho:  Vai onde não há amor, transforma! Teu toque forte muda a sorte de quem Te encontra.” (Diferente vai até a mulher Ferida que chora muito e Jesus faz sinal para ela abraçar essa mulher). 


Trecho: “Som de batidas.” (Diferente se aproxima de um por um junto com Jesus e cada um dos personagens os rejeita e vira o rosto. O cego então volta a tatear e quando acha coloca os óculos em si. O marido ignora os dois e volta a brigar com esposa e bater nela. O menino volta a chupar o pirulito do pecado e fazer cara feia de quem prova algo amargo e de fome. A mulher “Ferida” pede que todos os personagens levem a igreja morta para o local onde vai ser velada. Os mais fortes em cena pegam a personagem Igreja que está caída no chão, morta e a levam nos braços até a frente da lápide mencionada no ATO I. Jesus sai de cena triste).

Trecho: “Deus, onde estás? Te procuro. Te procuraria no beco ou nessa rua. Deus, onde estás? Olha o que eu vejo agora, o menino dançou sem roupa, o menino botou na boca  um doce com gosto de fel.” (Diferente volta a estar sozinho em cena e questiona Deus, aponta para o menino enquanto este aponta para igreja morta).

Trecho: “Deus, onde estás? Eu passei por aquele palco, vi um grande homem fardado que gritava ao povo: "Dinheiro!" sem piedade. Ah! O homem passou e se esqueceu da dor que sangra dentro do peito.” (Entra em cena o Ímpio. Ímpio com Bíblia na mão pede dinheiro ao público e estas pessoas colocam o dinheiro aos pés dele. O menino pede uma esmola a ele. O ímpio pega o dinheiro e coloca rápido no bolso e diz que não tem dinheiro para dar. O menino Necessitado aponta para a Igreja morta e o ímpio olha com desprezo e pára de braços cruzados e cara fechada. Necessitado para no mesmo lugar de antes junto com os personagens paralisados como se estivesse com fome. Diferente ora e Jesus entra em cena, aponta de novo para os perdidos e Jesus aponta para que Diferente vá até eles). 

Trecho: Vai onde há a dor, e cura!” (Diferente toca o cego e tira os óculos dele que volta a ver. Ela mostra a Igreja morta a este. Cada um dos personagens faz uma meia lua em volta da Igreja morta a medida que Diferente vai os ordenando. Todos com semblante triste).

Trecho: “Vai onde não há amor e ama!” (Diferente abraça o casal e mostra  igreja morta).
Trecho: “Vai onde há a dor e alegra!” (Diferente alegra com palhaçadas e nariz de palhaço ao menino triste). 

ATO III

Trecho: “Vai onde não há esperança! Traz esperança! Faz esperança!” (Diferente chama Jesus para ver a mulher triste. Jesus diz para Diferente tocar nela e a igreja ressuscita e se levanta. Todos fazem cara de surpresa e alegria. Até mesmo o Ímpio).

Trecho: “Traz esperança!” (Todos se ajoelham em volta de Jesus).

FIM.





Autora: Eliane Mariz | Gênero: Roteiro | Editado: 15/08/13 | Atualizado: 21/08/17 


Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um