Pular para o conteúdo principal

MorRéu!


MorRéu!
Por Eliane Mariz

PERSONAGENS:
Ricco Fortunato, milionário.
Jesus Cristo, advogado e Salvador.
Morte, capataz do Diabo.
Diabo, Chefe dos demônios.
Esposa de Ricco Fortunato.
Segurança de Ricco Fortunato.
Narrador.

ÉPOCA: Presente. LUGAR DA CENA: Escritório de um empresário. E escritório do Diabo. E num lugar feminino onde uma esposa possa falar ao celular.

ATO I
A maioria das cenas deve acontecer dentro de um escritório empresarial. Com um telefone, e vários celulares.
Uma das cenas deve acontecer também em um escritório, porém, será escritório do personagem Diabo. Pode ter uma decoração mais voltada para o preto.
A esposa ao falar ao celular pode estar numa cozinha, ou salão de beleza, ou até mesmo se arrumando em frente ao espelho. O Ricco deve estar vestido com roupa social.
Jesus pode estar vestido com tradicional túnica, ou uma roupa branca elegante com capa.
O Diabo pode estar com um capuz. A Morte deve estar com a roupa com capuz, cor preta, se com uma foice do tipo do Filme Pânico,  mas ela pode estar sem a máscara para facilitar a comunicação. Porém deve estar com uma maquiagem que lembre o rosto de uma caveira.

Cena I
Ricco.

Entra em cena um executivo falando ao celular:
Ricco: Pode deixar comigo Sr. Chei di Fortuna. O quê?  Ah sim os relatórios financeiros, vou enviá-los hoje mesmo por e-mail viu.
Comigo senhor fez um excelente negócio. Não há com que se preocupar.
Toca outro celular.
Só um minutinho Sr. Fortuna.
Ricco atende o outro celular.
Ricco: Alô, quem fala? (ele espera um pouco para ouvir a resposta do outro lado)
Senhora Dilma, que alegria receber sua ligação, tudo bem com senhora? (Ricco faz uma cara de falsidade pois se relaciona com Dilma só por causa do dinheiro, na verdade acha ela insuportável).
Hã... hã... Não se preocupe  que o seu rendimento tem crescido a olhos vistos aqui na empresa viu!
Amanhã mesmo depositarei na sua conta o cheque de 100 mil reais.
(Ricco olha para o outro telefone e lembra que deixou Sr. Fortuna esperando).
Só minutinho, que vou conferir se está tudo o k com seus dados para fazer a transferência amanhã ok?
Pega o outro celular.
Ricco: Senhor Fortuna me desculpa a demora! O quê?
Pode deixar vou depositar seu cheque de 300 mil reais daqui a pouco viu? Boa tarde!
(Ricco faz cara de quem está cheio de falar com tanta gente chata, mas pega o telefone e dá um sorrisinho falso e conversa simpaticamente).
Alô Senhora...então desculpa fazê-la esperar. O que se está tudo ok com seus dados? Que dados? Ah os dados da transferência bancária. Eu já vi aqui está tudo certinho viu , não se preocupe!
Hã... Compreendo, tudo bem, tudo bem, depositarei também o bônus de 50 mil reais junto com o cheque de 100 mil ok?
Até hoje a noite conversaremos melhor no nosso jantar de negócios né, tudo bem não esqueci não, às 22 horas. Até, Senhora Dilma que é isso, imagina. Tenha um bom dia.
Ricco (suspira cansado)  Ufa, finalmente saiu do meu pé!

Cena II
Ricco, esposa.

(Toca celular de novo. Ele olha quem é e faz cara de descontentamento quando vê que é esposa ligando. Acha que deve ser mais alguma bobagem que ela quer falar).
Ah não. Era  só o que me faltava!
Oi que foi mulher? Fala logo que estou cheio de trabalho aqui!

Mulher entra em cena falando ao telefone.
Esposa: O Ricco, meu digníssimo esposo, você não esqueceu que hoje é aniversário do seu filho não né? Vê se não faltar de novo como você fez ano passado! Tudo bem!
Ricco: Nossa! Mas logo hoje que eu tenho um jantar de negócios? Não dá para marcar essa festa para outro dia não?
Esposa: (fala tentando controlar a ira) Desculpa meu marido, mas você não acha que tarde demais para mudar a data de nascimento do seu filho?
Ricco: (fala irritado) Oh droga, vou o que faço! Tchau!
Esposa: Ricco tem mais uma coisa...
Ricco desliga o telefone enquanto a esposa ainda estava falando.
Esposa: (percebe que foi ignorada. E irritada ora) Ricco, você está me escutando, Ricco, não acredito que ele fez isso, desligou na minha cara!  Jesus do céu, dá um jeito no meu marido, por favor!
Ricco: Agora essa! Era só o que me faltava Logo hoje que posso faturar 500 mil reais meu filho resolve fazer aniversário.

Cena III
Diabo, Narrador, Morte.

Narrador: Enquanto isso no inferno:
(Diabo entra em cena. Chama pelo telefone a secretária).
Diabo: Maldade mande a morte vir até a minha sala.

Morte entra em cena.
Morte: Pois não chefe! Me chamou?
Diabo: Chamei! Você já encerrou com a lista da semana passada?
Morte: Acabei de executar a última morte chefe. Tá aqui o relatório.
Só não matei todos porque o senhor sabe né, tem condenados aí que se livraram na última hora. Mas foram poucos viu?
Diabo: Mas que diabos! Odeio perder! Vamos intensificar as atividades essa semana. Quero matar os mendigos de frio, nas cidades onde a frente fria passará e a igreja não está fazendo caridade. De fome onde a igreja não tem enviado alimentos e de sede no Nordeste também.
No Oriente Médio já sabe, quero morte em massa.
Está aqui a lista negra da semana:
Mas dê prioridade para os do topo, esses me preocupam mais.
Temos que ser mais rápidos do que“o cara de cima”.
Aí está escritos os nomes dos que devem morrer, tem as datas e horários, e os graus de crueldade.
Morte: Hummmm...Astolfo deve morrer, sexta  com requintes de crueldade.
Isso é ótimo chefe. Como sempre o senhor é muito organizado.
Diabo: Bem disso o outro, um reino dividido não persiste, tenho que se organizado!
Mas não se esqueça, dê prioridade  aos casos mais graves viu. Tem gente orando e lançando palavras para essas pessoas e não podemos deixar que eles passem para o outro lado.
Morte: A tá! Pode deixar comigo vou dar prioridade aos possíveis escolhidos.
Diabo: Sim, esses mesmos! Não podemos deixar que “o cara lá de cima” ganhe eles antes de nós.
Morte: A tá então vou fazer uma visita ao Sr. Ricco Fortunato. Pode deixar já já trago a cabeça dele!

ATO II
Cena IV
Ricco, Morte.

Ricco em cena. A Morte bate à porta.
Ricco: (grita) Pode entrar!
Morte abre a porta entra em cena. Ricco se assusta.
Ricco: Que brincadeira essa? Por acaso hoje é o dia das bruxas eu não estou sabendo?
Morte: Desculpa, mas, por caso o senhor se chama Ricco Fortunato?
Ricco: Sim, e você quem é palhaço?
Morte: Com muito prazer eu me apresento. Eu sou a Morte, tudo bem como o senhor?
Ricco: Dá para parar de brincadeira, meu irmão, eu estou com muita coisa para fazer. (Ricco pega o telefone) Quer saber vou chamar o segurança agora mesmo!
Morte: Pode chamar senhor.
(Ricco chama o segurança pelo interfone) Dona Cláudia  mande o segurança agora mesmo vir a minha sala).

Cena V
(Ricco, Morte, Segurança)

Segurança entra em cena.
Ricco: (fala gritando com raiva Vocês são uns incompetentes, como vocês deixaram esse “estrupilho” entrar na minha sala? Tirem esse troço daqui!
(O segurança olha como se procurasse alguém, mas, não visse ninguém).
Segurança: Desculpa senhor, mas tirar quem?
Ricco: Esse ser aqui fantasiado de morte.
 (O segurança coça a cabeça como se não estivesse entendendo nada, e olha como se procurasse alguém, mas, não visse ninguém).
Segurança: Desculpa, mas, só temos nós aqui, eu e o senhor, na sala!
Ricco: Como assim você está louco? Não está vendo esse ser aqui? (E aponta para a Morte).
(Mas o segurança demonstra não ver).
Segurança: Desculpa senhor, mas, o senhor quer que chamemos um médico?
Ricco: Você não está vendo ele? (Ricco percebe que está tendo uma visão com a Morte e disfarça rindo alto de forma forçada, falsa). Desculpa você não entendeu a piada? Eu estou brincando com você rapaz.
Segurança também gargalha alto fingindo achar graça.
Ricco: Podem ir, Pode ir. (Ricco acompanha o segurança até a porta e fecha ela)
(Segurança sai de cena).

Cena VI
(Ricco, Morte)

Ricco: Olha assustado para a morte. Creio em Deus-Pai-Todo-Poderoso. Quem é você trem ruim, (Ricco faz o sinal da cruz e fala) Vai de reto! Sai em nome de Jesus!
Morte: Ok? Eu vou reto daqui a pouco, ta,  e você vai comigo meu irmão!
Ricco: O quê?
Morte: Você não é o senhor Ricco Fortunato, marido de Modesta Andrada, pai de um menino chamado Samuel que por sinal está fazendo aniversário hoje?
Ricco: Sou.
Morte: Pois bem seu nome está aqui na minha lista de pessoas que devem ir para andar de baixo hoje.
Ricco: Pelo amor de Deus, eu não posso morrer, eu sou pai de família, eu sou rico, eu não mato, não roubo.
Morte: Pode se despedir desse mundo e vamos logo que eu estou com pressa, tenho muito trabalho hoje pela frente!
O senhor tem problemas do coração, é sedentário, tem pressão alta, insônia, e não  vai ao médico desde os 12 anos certo?
Ricco: Sim, verdade.
Morte: Então pode dar adeus a esse mundo! Vamos, vamos que eu estou com pressa! Tenho muito trabalho já disse. Anda vamos embora!
Ricco: (fala se sentindo desesperado) Peraí, peraí, eu pago o que você quiser! Eu te dou tudo o que você quiser!
Morte:  (fala ironicamente) Ah é mesmo! Bom eu queria tirar umas férias sabe. Descansar e em paz! Não se você me entende? Mas, não dá porque tem muita gente no mundo para eu matar. Já que voe me dará o que quiser faça o favor de exterminar a humanidade para mim pra eu descansar um pouco! Pode ser?
Ricco: O quê? Não! Eu estou falando de dinheiro, eu te dou o dinheiro que você quiser.
Morte: (fala ironicamente) A tá! Você quer me comprar, você acha que eu sou corrupto assim?
Porque se você acha que eu sou corrupto assim você tem toda razão. Quanto você me paga?
Ricco: Quanto você quiser.
Morte: Tá bom, eu quero toda a sua fortuna para te deixar vivo!
Ricco: O quê? Assim vou ficar pobre!
Morte: É isso, ou sete palmos debaixo da terra.
Ricco: Toma! Eu passo para você!
Morte: Vamos assinar o contrato então!
Ricco: Contrato?
Morte: Claro, isso é um negócio! Ou você acha que eu vou confiar na sua palavra? Nunca ouviu o sábio conselho: “Contrato verbal não tem valor!”
(Morte tira um contrato do bolso) Vamos, logo assine aqui.  (Ricco faz rabiscos demorados) Assine aqui, e aqui, e aqui.
Morte: Então, nós estamos acertados,  eu te dou mais10 horas de vida, até o final do dia!
Ricco: O que 10 horas? Mas, esse não era o combinado!
Morte: Mas como não! Eu disse que deixaria você vivo, mas, não disse por quanto tempo.
Ricco: Eu te dei toda a minha fortuna.
Morte: Uai, eu disse que ia te deixar viver, pois bem aproveite suas 9 horas, e 55 minutos que lhe restam.  Você deveria lembrar-se do conselho que diz: “Não assine nada sem ler!”.
Bom tenho que ir, até daqui 9 horas 53 minutos!
(Morte sai de cena).

Cena VII
(Ricco, Narrador)

Nessa cena há duas opções:
1- Um narrador pode narrar os pensamentos de Ricco enquanto esse somente encena as emoções. 
2- Ou podem ser feito um vídeo com cenas da vida de Ricco. Como se fossem os pensamentos Del para serem exibidas em data show com um fundo musical triste.

Narrador: Desesperado Ricco fez o que à muitos anos não fazia. Parou a sua correria habitual para pensar na vida que estava vivendo até ali. Lembrou-se de cenas belas, de quando conheceu sua esposa, de quando foi pai.
Lembrou também de seu sucesso como empresário, lembrou das brigas que tivera com sua família, das traições conjugais, das orgias, e vícios que alimentava com sua fortuna.
Lembrou também de uma cena que mudou sua vida e foi como uma luz no fim do túnel.
Lembrou de que algumas vezes surpreendeu sua mulher de joelhos aos pés da cama orando a Deus por ele. Lembrou que certa vez ela o presenteou com uma bíblia. E que vivia convidando ele par ir à igreja. Dizendo que Jesus era  capaz de salvar o home e que ele era o bem mais precioso que se poderia ter.
Ricco nunca havia dado atenção para a fé de sua mulher. Achava uma chatice essa história de ser crente. Dar dízimo para ele era o mesmo que enriquecer o pastor, e isso ele não estava disposto a fazer de jeito nenhum!
Lembrou que seu filho Samuel sempre dizia:
“Pai nunca se esqueça que Jesus te ama! E eu também.”
Arrependido, Ricco, resolveu fazer uma oração à Jesus Cristo. Pois sabia que só ele poderia mudar sua história.

Ricco: Jesus me ouça, por favor, onde você estiver. Eu não sei orar direito, mas por favor me ajude! Eu sei que fui um tolo e que desperdicei a minha vida preocupado com o que não tinha valor. Sei que não dei valor a minha família, mas estou tão arrependido. Se eu pudesse voltar no tempo faria tudo diferente.

Cena VIII
(Ricco, Jesus)

(Jesus bate a porta e ricco se assusta).
Ricco: Meu Deus será que é Morte, me ajuda, eu não quero morrer!
(Ricco se levanta e abre a porta aos pouquinhos com medo)
Quem é?
Jesus: Eu sou Jesus Cristo!
Ricco: (faz uma cara de surpresa) Jesus! (abre a porta e Jesus entra em cena).
Jesus: Olá, ouvi sua oração posso entrar?
Ricco: Pode, claro que pode, fique à vontade. Pode sentar aqui oh! (Ricco oferece sua cadeira para Jesus e este se assenta) Quer um café? Um suco? Uma água?
Jesus: Não obrigado!
Fiquei sabendo que você está precisando de ajuda?
Ricco: (fala aflito) É verdade Jesus! A Morte veio aqui hoje e disse que daqui algumas horas vai me levar. (Ricco se ajoelha e junta as mãos implorando a Jesus) Pelo amor de Deus, me ajude, me salve.
Jesus: Seu caso é complicado! Você assinou um contrato não é? Vai precisar de um bom advogado.
Ricco:  Mas eu me arrependo Senhor, de todo o meu coração.
Jesus: Você está disposto a mudar de conduta mesmo?
Ricco: Estou sim, eu prometo mudar. O Senhor sabe que quando alguém está dizendo a verdade não é? Olha o meu coração.
Jesus: Assim seja. Não se preocupe apenas confie em mim!
Ricco: (pergunta preocupado porque não consegue ver solução para o seu caso) Mas o que o Senhor vai fazer?
Jesus: Confie, apenas confie em mim! E me dá aqui um abraço rapaz, apartir de hoje nós seremos amigos. (ambos se abraçam dando atrás nas costas um do outro).
Quanto tempo eu esperei que você me recebesse em sua vida homem! Sua esposa me pediu tanto pela sua alma.
Do que vale o homem ganhar o mundo todo e perder a sua  alma, não é mesmo?
Ricco: Eu sei Senhor. Agora eu sei!
Jesus: Todos os dias eu posso vir aqui para nós conversarmos?
Ricco: Claro que sim, Senhor. Tenho muito a aprender com o Senhor.
(A Morte bate a porta)
Ricco: Quem  será agora?
Jesus: Agora é a Morte!
Ricco: (Ricco faz cara medo) E agora?
Jesus: Confie e se lembre que para mim na há impossíveis!
Jesus abre a porta: Pois não?

Cena VIII
(Ricco, Jesus, Morte)

(Morte entra distraída sem olhar para quem abriu a porta).
Morte: Bom senhor Ricco, já cheguei! Vamos “batendo as botas” que eu estou com pressa hoje.
(Morte então olha par Jesus e grita assustado e fala gritando).
Oh não você de novo!  O que você está fazendo aqui?
Jesus: Eu sou Jesus Cristo, como você já sabe! E sou o advogado de Ricco Fortunato.
Ricco: (faz cara de quem não sabia) O Senhor é meu advogado?
(Jesus acena com cabeça dizendo que sim).
Ricco: Ah é mesmo, ele meu advogado viu Morte!
Jesus: O que você alega contra ele?
Morte: Bom, já que o Senhor respeita leis, o senhor deve respeitar contratos não é mesmo, a lei do livre-arbítrio né?
Jesus: Prossiga.
Morte: Eu tenho aqui um contrato, que o Senhor Ricco Fortunato, assinou me dando toda a sua fortuna por mais 10 horas de vida! Se quiser pode conferir a assinatura, ele com seu livre-arbítrio e me entregou a sua vida e fortuna.
Bom, já se passaram 10 horas e eu estou aqui para quitarmos a dívida.
Jesus: (Pega o contrato e dá uma olhada) Realmente Ricco Fortunato assinou esse contrato. È justo que esse Ricco Fortunato que assinou o contrato pague a dívida não mesmo?
Ricco: (assustado fala) Oh Jesus você é meu amigo, ou amigo da onça?
Jesus: Homem de pouca fé, porque duvidas?
Morte: Morte eu tenho que dizer: Vá atrás da pessoa que assinou esse contrato e a mate  e pegue toda a sua fortuna!
Ricco: (se ajoelha implorando com as mãos juntas, enquanto a Morte dá uma risada sarcástica) Jesus, pelo amor de Deus me perdoe, eu imploro, pelo amor de Deus.
Morte: Bem, bem, é senhor Ricco, é hora de partir.
(Morte pega a sua foice para arrancar a cabeça de Ricco quando Jesus grita).
Jesus: Mas espere! O que isso? Eu disse para você ir atrás da pessoa que assinou o contrato não é mesmo?
Morte: Uai, uai, e por acaso o cidadão que assinou o contrato não é esse aqui que está se borrando de medo de mim?
Jesus: Claro que não!
Ricco: (fala surpreso) Não? Como assim? Eu não assinei esse contrato?
Gente será que eu estou louco? Não estou entendendo mais nada!
Jesus: Quem assinou esse contrato foi Ricco Fortunato antes da conversão, mas, horas depois que  você o deixou, Ricco Fortunato entregou sua vida a mim. E a minha Palavra diz que se alguém está comigo, essa pessoa se torna uma nova criatura.
Logo este homem não foi o mesmo homem que assinou aquele contrato. Pois esse homem é uma nova criatura, só que tem o mesmo nome da outra.
Morte: (coça a cabeça e faz cara de quem está tentando entender) Peraí quer dizer que esse (aponta para Ricco) não é aquele? E aquele não é esse (aponta para Ricco).
Droga! È sempre assim, sempre que Senhor aparece eu perco a batalha.
Jesus: Portanto não há nada que você tenha que fazer aqui, retire-se.
Ricco se levanta eufórico e inchando o peito como um vencedor.
E retire-se.
Morte: Sai gritando, eu vou reclamar com meu chefe assim não dá!
Ricco: Jesus me perdoe por ter duvidado, agora eu entendi que eu tenho que confiar no Senhor mesmo que não entenda o que o Senhor está fazendo em minha vida. Mesmo que tudo pareça perdido, porque não há impossíveis para o Senhor. E o Senhor Jesus,  tem solução para tudo, mesmo que nem imagine qual.
(Ricco e Jesus riem felizes, e se abraçam).

ATO III

Cena IX
(Ricco, Jesus)

Jesus: Você não está devendo  uma visita ao seu filho hoje?
Ricco: Pois é mesmo, hoje é aniversário do Samuca, meu filhão.
Jesus: Não se esqueça de levar um presente para ele.
Ricco: É mesmo! Nossa nem comprei nada, mas não precisa, já sei o que vou levar.
Vou levar o meu bem mais precioso para ele. Tenho certeza de que ele vai amar o presente que vou dar.
Jesus: É? E que presente será esse?
Ricco: Vou levá-lo para que meu filho e minha família o conheçam melhor. Esse é o maior presente que posso dar a eles.
Jesus: Éééé amigo! Então vamos porque eu não gosto de atraso, sou pontual. 

Ambos saem de cena rindo com a mão um no ombro do outro. Como bons amigos.
FIM.




Autora: Eliane Mariz   |   Gênero: Roteiro   |   Editado:  24/07/13   |   Atualizado: 21/08/17


Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um