Pular para o conteúdo principal

O Fruto e a Serpente

<< Trabalhos

O Fruto e a Serpente
Por Eliane Mariz


PERSONAGENS:
Andressa, cristã que cai em tentação
Bel, amiga hipócrita de Andressa
Espírito Santo- O ajudador
Diabo, O acusador
Pecados:
Inveja
Prostituição
Impureza
Idolatria
Brigas
Rebeldia
Vícios


ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: quarto de Andressa.



ATO I
O cenário duplo: um será o quarto de uma jovem adolescente, com um espaço para guardar roupas, pois será necessário em uma das cenas, e espaço para mais de 8 atores contracenarem juntos. E outro cenário será uma espécie de sala com uma mesa e um notebook também no estilo de adolescente.



Cena I
Andressa.

Andressa entra em cena (no seu quarto) cantarolando a música (de Aline Barros- Santidade).

Andressa: (demonstra que lembrou de algo e tira o fone dos ouvidos) Nossa, já estava esquecendo tenho que preparar a aula de amanhã da EBD. Deixa eu ver isso logo (Andressa pega a bíblia na bolsa e ora rapidamente pedindo uma palavra de Deus) Senhor por favor me dê uma palavra tua que sirva para mim e para meus alunos amanhã na EBD em Nome de Jesus eu peço e agradeço. Amém.

(Andressa abre a bíblia e lê em voz alta)



Mateus 26:41: ‘Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca’.

(Andressa franze a testa e diz) Nossa que palavra, deu medo hein, acho que vou orar porque quando Deus fala isso é porque vem por aí alguma coisa que quer me tirar da presença dele. Vou orar. (Andressa simula que vai se pôr de joelhos para orar quando o telefone toca. Som do toque do celular. Andressa se levanta imediatamente e diz) Nossa quem será? Logo agora que eu ia orar. Andressa olha o visor do celular e vê que é sua melhor amiga Bel. (Andressa fala muito feliz) Ah é Bel queria tanto falar com ela, depois eu oro.


Cena II
Andressa, Bel.

Andressa: _Oi Bel, tudo bem e aí como anda as novidades e que história é essa que eu escutei de que você está namorando?

Bel: _Oi flor, nem te conto babado fortíssimo, tô de olho num carinha aí, muito gato.

Andressa:_ E aí ele é crente? Quem é ele eu conheço?

Bel: _Ah isso é de menos, se não for nós convertemos não é amiga? Você vai conhecer ele em breve pode deixar comigo!  (as duas sorriem).
Mas escuta só o que eu tenho que te falar. Você topa ir comigo numa festa hoje? Vai ser muito top! Você não pode perder!

Andressa: (Andressa fala lamentando) _Ah flor não vai dar não! Tenho culto hoje esqueceu? Estou na escala do louvor.

Bel: _ Ahhh Andressa pára! É só hoje, todo sábado você está lá na igreja, se você faltar só hoje não vai dar nada não. Qualquer coisa o Lucas canta no seu lugar.

Andressa: _Não sei não hein, você sabe que eu não gosto de quebrar compromisso. Mas de qualquer forma me diz aonde vai ser essa festa?

CENA CONGELA.

Cena III
Andressa, Bel, Impureza, inveja.

Entra em cena ao lado de Bel  durante o diálogo: a inveja e a impureza.

Impureza: (fala ao ouvido de Bel enquanto a inveja ronda com um olhar maligno) A festa do barzinho é muito mais divertida do que esse culto na igreja. Você e ela vão curtir demais! Lá tem muito mais gente interessante. Vocês vão adorar!

CENA DESCONGELA.

Bel: _É lá no “Rola ou enrola”.

Andressa: _Cara, mas esse lugar não é um barzinho?

Bel: _É, mas não dá nada não, você só vai para se divertir com a gente. Não precisa beber nem dançar nem nada disso é só pra sair um pouco dessa rotina de ir de casa pra igreja da igreja pra casa. Aff não sei como você agüenta isso, que chatice. Você é jovem tem que tem mais é que sair e curtir a vida. Além do que lá você vai conhecer meu Love.

Impureza entra no quarto de Andressa e passa a rondá-la com olhar maligno.

Andressa: (fala lamentando por não poder ir)  _Puxa meu! É mesmo? Pior que vai estar “massa” lá.

Bel: _Ah me deixa falar, sabe quem vai estar lá?

Andressa:  _Não, quem?

Bel: _O gato do Hugo e você sabe que ele está na sua não é?

Andressa:  _Não acredito véi! Ah que droga! (Andressa fala com raiva por ser obrigada a ir no culto)  Eu tenho que ir no culto hoje!

Bel: (fala com voz meiga tentando convencer a amiga) _Ah pára Andressa, vamos vai, diz que sim vai, por favoooor? Pensa bem, o Hugo vai estar lá!

Andressa: _Ahh Bel, mas mesmo que eu fosse não rolaria nada entre eu e ele porque ele não é convertido e você sabe que se eu e ele ficarmos juntos seria um  jugo desigual e Deus não aprova essa desigualdade entre casais.

CENA CONGELA.

Cena IV
Andressa, Bel, Prostituição,  Impureza, Inveja.

Entra em cena ao lado de Bel: a prostituição.

Prostituição: (fala ao ouvido de Bel com voz maligna)  “Ficar” não é pecado não! Você pode ficar a vontade com quantos quiser e a hora que quiser porque isso não sexo antes do casamento mesmo! Se guardar para o seu esposo isso é coisa do passado. Hoje dia não tem nada AV.

CENA DESCONGELA.

Bel: (diz zombando) _Ah pára com isso “Vossa santidade” Andressa! Vai virar anjo agora? É só “ficar”, não é casar não. Só da uns “peguinha” de vez quando. Nada sério! Além do que você é crente, mas não está morta não é guria?

Andressa: (Andressa fala rindo da amiga)  _Cara nem parece que você é crente hein Bel, olha só o jeito que você fala.

Bel: (fala com ar de quem está fazendo chantagem para desligar o telefone) _Oh vai começar com sermão é? Se for eu vou desligar e curtir a vida e você que fique aí com o seu excesso de santidade que vai acabar ficando pra titia viu?

Prostituição passa a rondar com olhar maligno a Andressa no quarto.

Andressa: _Espera, espera, não desliga não! Você tem razão eu não posso esperar cem anos com paciência no Senhor até porque minha paciência já se esgotou. A que hora vai ser essa festa?

Bel:_Humm agora estou gostando, vai ser das 19:30 em diante, não tem hora para acabar, e aí topa?

Andressa: _Ok! Qualquer coisa o Lucas canta no meu lugar. É só um culto mesmo. Passa aqui em casa mais tarde para me ajudar a escolher um “look” massa?

Bel: _Beleza então ! Daqui a pouco estarei aí. Beijos amiga!

Andressa: _Beijo!

Cena V
Andressa, Mãe, Rebeldia, Prostituição, Impureza, Inveja.

Andressa: (pensando alto) Cara do céu e o que vou falar quando o pastora perguntar por que eu não fui hoje ao culto? Não posso mentir porque é pecado.
Tenho que pensar numa reposta bem convincente sem dar detalhes e sem mentir.

CENA CONGELA.

Entra em cena entra o pecado: rebeldia.

Rebeldia: (fala ao ouvido de Andressa e depois se põe a rondá-la com olhar maligno) O mundo é dos espertos você não precisa dizer tudo para a pastora, mas pode dar a entender que foi mesmo evangelizar.

CENA DESCONGELA.

Andressa: Ah vou dizer que fui evangelizar uns amigos, mas espera um pouco, eu vou mesmo evangelizar?
Éééé... eu posso falar um pouco de Jesus, sem contar que meu testemunho pode influenciar o Gustavo a ir à igreja. Eu não vou beber mesmo, nem aprontar.
É isso vou dizer “que fui evangelizar”.

Mãe: (Mãe de Andressa grita do lado de fora do quarto) _Andressa a Bel chegou!

Andressa: (grita do quarto) Manda ela subir aqui no quarto, mãezinha.

Bel: (fala animada em voz alta) _E aí está pronta pra arrasar no “Rola ou Enrola”?

Andressa: (pede silêncio com dedo indicador na boca)_ Xiiiuu! Minha mãe não pode saber sua louca.

Bel: (fala com voz mais baixa) _ Ops, foi mal!

Andressa: (fala angustiada) _ Bel, estou com a consciência pesada, sentindo uma aflição no coração, li um versículo hoje, e sempre         que ele aparece é porque algo ruim vai acontecer para me afastar de Deus. E eu tenho que tomar cuidado.

Bel: _Ah que isso amiga, vira essa “boca pra lá”! É só se distrair que passa, com certeza quando você e o Hugo estiverem juntos, no maior “love”,  nem vai lembrar dessa aflição. Além do que a gente não vai fazer nada de errado. A gente só vai se divertir!

Andressa: _Ai tomara!

Bel: _E aí que roupa você vai usar?

Andressa: (Andressa pega uma roupa no armário e mostra) _Eu pensei em ir com essa aqui oh, o que você acha?

Bel com cara de desaprovação: (Bel faz cara de nojo) _Credo, amiga do céu! Que roupinha mais careta hein! Você não está indo para o culto não! (Bel fala com voz de quem está tentando a amiga) Você está indo se encontrar com seu futuro “Love”, coloca uma roupa melhor!
(elas se dirige ao guarda-roupa) _Me deixa vê se tem algo melhor nesse seu   guarda-roupa de crente.

CENA CONGELA

Cena VI
Andressa, Bel, Rebeldia, Prostituição, Impureza, Inveja, Idolatria.

CENA CONGELA.

Entra em cena entra o pecado: idolatria.

Idolatria: (entra e fala ao ouvido de Bel) Você sabe que horóscopo costuma acertar algumas previsões que tal ver o que ele fala sobre a Andressa. Não está curiosa para saber se ela vai ter sorte no amor?

Prostituição: (se aproxima das duas e empurra a Idolatria para falar ao ouvido de Bel) Aproveite e escolha uma roupa bem sensual para ela que mostre que ela é mulher poderosa e quem sabe assim eles ficarão juntos. Não isso que você quer? Que ela e ele fiquem juntos?

CENA DESCONGELA E OS PECADOS FICAM RONDANDO AS DUAS.

Bel: (demonstra que teve uma nova idéia) _Mas antes espera aí, deixa eu ver no meu celular o horóscopo de hoje para a senhorita e qual cor você deve usar. Afinal você vai precisar de sorte para ficar com o Hugo porque careta desse jeito está difícil hein.

Andressa: (fala debochando) _Ah não vai dizer que você segue o horóscopo. Ah lembrei você não vai à EBD né?

Bel: (fala com voz de deboche) _ Olha a calúnia irmã, é claro que eu vou. Todo começo e fim de ano eu estou lá!

Andressa: (fala debochando e rindo)_Ah só pra comer não é? Na inauguração e no término da EBD?

Bel: _Lógico!  Seu signo é leão deixa-me ver aqui. Olha só que moral hein amiga escuta só:
“Leão, o sol brilhará para você. Dia de grandes mudanças e sorte no amor.” Sua cor para hoje é vermelho”.  (Bel dá um tapinha de apoio à amiga)  Ohhh  tá podendo hein mulher!

Andressa: (fala com descrença)_Ahh isso deve ser coincidência, nada “av”!

Bel: _Hum sei coincidência, sei está bem, então você não vai de vermelho? Vai mesmo arriscar?

Idolatria passa a rondar com olhar maligno a Andressa.

Andressa: (pensa e responde) Está bem! Vai escolhe uma roupa vermelha vamos ver se esse negócio funciona mesmo.

Bel: (procura uma roupa)_Peraí! Hummm  esse vestido está ótimo, perfeito!

Andressa: _Oh benção, isso não é um vestido é uma “bata grande”.

Bel: _Você não entendeu ainda né? Isso é uma “bata grande” na igreja, no “Rola ou Enrola” isso é um vestido sexy pra conquistar um gato lindo, entendido agora?

Andressa: (responde rindo) _Você não presta véi! Só você mesmo!
_Cara eu não tenho coragem de sair por aí com um vestido desse tamanho.

Bel: _Faz o seguinte então vai vestida assim e lá no “Rola ou Enrola” a senhorita careta, vai ao banheiro e veste o vestido vermelho “arrasa quarteirão” que eu escolhi, resolvido o problema? Você vai ver como o ambiente vai ter deixar mais a vontade.

Prostituição passa a rondar com olhar maligno a Andressa.

Andressa: _Está bem assim sim!

Bel: (senta na cama ou cadeira que estiver no cenário enquanto Andressa guarda a roupa na mochila) _Já pensou no que vai falar para a Pastora? Porque com certeza ela vai querer saber por que você não foi cantar hoje.

Andressa: _Vou falar para ela que eu e você fomos evangelizar.

Bel: (gargalha) _Sei evangelizar hum-hum. Vai “orar em línguas” com o Hugo é?

Andressa: (fala brava) _Ôh sem graça! O meu testemunho vai ser o instrumento de evangelismo ok? Eu não estou mentindo.

Bel: _Ok, ok então!
_Falando em pastora e igreja e tal você viu quem é o novo líder de jovens.

Cena VII
Andressa, Bel, Rebeldia, Prostituição, Impureza, Inveja, Idolatria.

CENA CONGELA.

Rebeldia se aproxima de Bel e fala ao seu ouvido:

Rebeldia: A pastora errou em trocar de líder, tinha gente muito melhor do que ele para ela pôr no lugar. Mas já que é a pastora não é? Ela pode “tudo” na igreja até desprezar os verdadeiros líderes. Essa pastora deve estar “na carne” e se acha a santarrona.

CENA DESCONGELA.

Andressa: _Vi, é o Beto né?

Bel: (fala enquanto folheia uma revista e Andressa se maquia) _Hãhã o queridinho da pastora. Mas eu prefiro a antiga líder. Véi, na boa,  aquela sim é que sabia comandar né?

Andressa: _Cara eu não curtia muito a liderança dela não. Prefiro a liderança do Beto.

Inveja passa a rondar a Bel.

Bel: _Ah eu discordo, acho que pastora viajou em pôr esse cara como líder.  Você sabe que esse cara já aprontou as dele né, mas sei lá porque dessa afinidade toda vai saber o que rola entre eles!

Andressa: (fala espantada com a desconfiança da amiga) _Nossa será que eles têm algo, credo amiga, que mente pervertida a sua hein.  Eu sei lá meu, a vida é deles. Eu sei o que o Beto é melhor, mas a Maria era um porre. Entre ela e o Beto eu prefiro o Beto.

Bel: _ Ah eu já prefiro a Maria na liderança! Mas deixa pra lá e o que vai dizer pra sua mãe?

Andressa: _ Vou dizer que eu e você vamos evangelizar num lugar qualquer uai.

Bel: _Eita, mas isso é que é ser missionária hein. (Ambas riem).
_ Mas vamos logo que a gente tem que chegar antes dos guris para você tirar a sua roupa de “crente” e pôr a roupa de “baladeira”.
(Ambas riem).

Andressa: _Então vamos e disfarça para minha mãe não perceber!

Cena VIII
Narrador, Andressa, Bel, Rebeldia, Prostituição, Impureza, Inveja, Idolatria, Vícios e Brigas.

Narrador: De manhã Andressa volta para casa visivelmente embriagada.

Vícios entra em cena onde os outros pecados já estão presentes.

Vícios (ri com sarcasmo).

Brigas: (fala com voz de provocação) Lá vem a escandalosa da sua mãe, vai falar que nem uma “tagarela”. Nem dá moral pra ela! Mande ela calar a boca e te deixar em paz.

Impureza: (fala) Xinga ela a vontade!
(Enquanto isso Andressa joga a bolsa em cima de um móvel e cai sobre a cama enquanto sente os efeitos da bebida).

Mãe entra em cena gritando: _Andressa onde você foi? Eu fiquei sabendo através da Anita que você e a Bel mentiram para nós.  (Mãe dá uma pausa e se aproxima da cama e sente o cheiro de bebida) Andressa que cheiro é esse? O que você tem? Você bebeu?
(Mãe fala com mais raiva ainda enquanto Andressa demonstra indiferença) _Andressa estou falando com você, você bebeu?

Andressa: (grita com a mãe) _Dá para calar a boca droga! Estou com dor de cabeça, cara!

Mãe: Andressa eu te fiz uma pergunta. E que jeito é esse de falar comigo?

Andressa: Eu já ouvi sua pergunta idiota! Você está cega não está vendo que eu bebi um pouco!

Mãe: (fala preocupada) _Andressa você não é de beber, filha. O que está acontecendo?

Andressa: (continua falando com raiva) _Ah me deixa dormir. Que porcaria!

Mãe: (fala com autoridade) _ Não senhora! Você vai tomar um banho de água fria agora mesmo e me explicar o que está acontecendo.

Andressa: _Será que você pode me deixar em paz, que droga meu! Estou com sono e dor de cabeça. Dá pra falar depois comigo.  (Andressa se levanta e empurra a mãe para fora do quarto) Cala a boca e sai do meu quarto. Anda logo, sai daqui!

Mãe: _Andressa, filha! (fala gritando já fora de cena) Quando seu voltar do trabalho você vai se ver é com ele viu Andressa!

Andressa: (grita) _Sai! (deita na cama e dorme reclamando)  Que droga!

Cena IX
Narrador, Andressa, Bel, Rebeldia, Prostituição, Impureza, Inveja, Idolatria.

Narrador: Horas depois.
(Andressa acorda com o celular tocando).

Andressa com ressaca e atende: _Alô!

Bel: (aparece em cena sentada numa cadeira ou no seu quarto caso o cenário seja grande) _Amiga! Me conte tudo e não me esconda nada. Como foi depois que você o Hugo saíram juntos da festa?

Andressa: (fala com voz de sono e ressaca) _Oi Bel. Nossa estou com uma ressaca daquelas, fala mais baixo tá.

Bel: (diminui o tom de voz) Tudo bem, mas me conta logo tudo.

Andressa: Cara foi demais amiga. Ele foi um “fofo”, muito lindo, muito tudo! A gente foi para casa dele.

Bel: _ E aí conta o que rolou depois?

Andressa: _Ah a gente conversou um pouco e aí pintou um clima e aí ....

Bel:  (faz cara de malvada) _E aí...

Andressa: _Ah eu pensei que ia conseguir resistir, mas não deu Bel, olha que tentei juro para você. A gente passou a noite juntos! Ele é muito “fofo”!

Bel: _E sua mãe não desconfiou?

Andressa: _Disso não, mas o pior é que sua mãe descobriu e contou para ela. (Fala com raiva) Já acordou dando azia, eu que bebo e ela que fica “um porre”!

Andressa: _Bel vou ter que desligar porque estou com uma dor de cabeça horrível e também quero ver se meu gato está on line. Beijos.

Bel: Ah você vai entrar no facebook, então veja lá quem é o gato de quem eu falei que era o meu “love”. A gente está namorando, você vai se surpreender quando souber quem é!

Andressa: Nossa! Quanto mistério, quem é, me conta.

Bel: Dá uma olhadinha lá, beijo amiga.

Andressa:  _Está bem então, beijos..
(Andressa pega o celular e entra no “Facebook” de Hugo e fica chocada quando vê que ele mudou o status de solteiro para relacionamento sério com Bel).

Andressa: (pensando alto) Hugo mudou o seu status, cara será que ele vai 
assumir o nosso namoro?
Espera aí... Gustavo mudou status para  “compromisso sério com...” (Andressa faz cara de quem está chocada e fala quase chorando)  com a Bel!. Como assim? A gente passou a noite juntos. A Bel é minha amiga, ela não pode fazer isso comigo?

Andressa sai da internet extremamente abalada e tenta ligar para Bel.

Ódio passa a rondar Andressa.

Andressa: (diz nervosíssima) Não isso não pode ser! Eu vou tirar essa história a limpo se for verdade a Bel me paga.

Mãe da Andressa:_Andressa a pastora está aí. Quer falar com você.

Andressa: (desliga o telefone e fala com raiva) Droga era só o que me faltava.
Andressa tenta se recompor e disfarçar a ressaca e nervosismo.

Cena X
Pastora, Andressa.

Pastora entre em cena.

Pastora: (bate a porta e pede licença) _ Andressa, posso entrar? Tudo bem irmã?

Andressa: (diz fingindo simpatia) _Estou muito bem pastora!

Pastora: _ Irmãzinha eu vim aqui porque fiquei preocupada com você. Você não foi ontem ao culto disse que ia evangelizar. E depois eu vi uma coisa no Facebook que me deixou triste com você.

Andressa: _Como assim o que a senhora viu?

Pastora: _Você não sabe o que a Bel postou hoje de manhã?

Andressa: Não, o que Bel postou?

Pastora: Ela postou umas fotos suas no Facebook com um rapaz. Você e  ele pareciam bêbados e ela disse que vocês tiveram uma noite de amor maravilhosa juntos. Aí eu chego aqui e descubro pela sua mãe que você não dormiu em casa e que chegou embriagada.
Isso me leva a pensar que a Bel não estava mentindo quando postou aquilo não é mesmo?

Andressa (tenta mentir) Pastora não é o que está parecendo...é que...bom é que...

Pastora: Não minta pra mim Andressa, lembre-se que eu tenho discernimento, eu sei quando alguém está tentando me enganar.

Andressa confessa: Sim pastora, infelizmente eu caí em tentação, mas isso não vai mais se repetir eu prometo.

Pastora: _Irmã eu sei que não tenho o direito de me meter na sua vida, mas você como líder na igreja você não pode dar esse tipo de testemunho, afinal de contas você é referência. E agora o que eu vou falar para os seus liderados?

Andressa: (concorda caindo em si) Eu sei.

Pastora:  _Olha meu bem, vamos fazer o seguinte, vamos dar um tempo no seu cargo de liderança eu vou pôr outra líder no seu lugar. Me desculpa, mas você não me deu outra opção.
Vamos orar e quando você se firmar de novo aí eu vejo que farei. Está bem assim. Vou ficar orando por você e te ajudando se você me permitir. Tudo bem? Te espero na igreja amanhã.
(Pastora se despede com um beijo no rosto de Andressa e sai de cena.
Andressa liga com ódio para a Bel).        

Cena XI
Bel, Andressa.

Bel entra em cena

Andressa: _Bel, que história é essa de ser namorada do Hugo hein, você enlouqueceu? Você sabe que eu e ele estamos juntos, e o que foi aquilo que você postou no “face” sobre eu e ele, você está querendo me ferrar é isso?

Inveja passa a rondar a Bel.

Bel: (atende enquanto arruma o seu coque no cabelo, ela deve estar vestida de forma recatada como uma autêntica evangélica) _Oi amiga. Bom já que você viu a surpresa que eu preparei então vamos falar sobre ela. Quanto ao post me desculpa amiga, mas eu sou sincera. Eu não podia esconder dos outros o que aconteceu. Se você não queria que eu postasse aquilo no face não deveria ter tirado as fotos, ok?

Outra coisa quando eu te chamei para ir no “rola ou enrola” eu disse que lá você iria conhecer o meu gato, lembra-se disso?
Você conheceu ele, eu não menti, era o Hugo. Viu só como eu fui sincera.
E outra coisa eu achei que você já que era tão crente iria ser mais forte, afinal a gente ia só se divertir tudo na santidade. Não é, flor?
Mas você parece que não era tão forte quanto parecia.
Eu e o Hugo tínhamos ficado, mas ele resolveu dar um tempo e se engraçou para o seu lado, quis experimentar para ver se era bom sair com um crente com você, mas pelo visto ele não gostou muito né.
Me perdoa amiga, agora eu tenho que desligar, eu tenho que ir para o encontro de jovens na igreja? Beijo.

Andressa fica desesperada. Os pecados a rodeia e a enquanto ela se põe de joelhos a chorar.  Satanás entra em cena eles abrem a roda para ele falar.

Cena X
Andressa, Diabo, Pecados.

Satanás (fala e sorri com sarcasmo) Olha, olha, olha quem está aqui caída! Não é a levita (risos de maldade). Eu sabia que um dia você iria estar nas minhas mãos. Mas foi mais fácil do que eu imaginei.
E agora? Você não tem mais nada, todos vão olhar atravessado para você, te julgando. O Hugo te tratou feito um trapo. Sem contar que você pode estar grávida não é?
E a Bel, minha amada, Jezabel, ai ai, foi perfeita uma atriz e tanto.
O que foi? Ficou (fala com voz de bebê)  “tistinha  bebê”? (riso sarcástico) Porque ignorou o aviso que Deus te deu na bíblia hein? Ele disse que a carne era fraca lembra?
Mas eu sou bonzinho, vou te dar uma solução:
Lembra-se daqueles comprimidos que sua mãe guarda na cômoda?
(Andressa olha para a cômoda)
A escolha é sua continuar sofrendo ou...
    Acabar com isso de uma vez e descansar em paz.
(Andressa levanta e pega os comprimidos enquanto uma música triste toca).

Andressa: (fala chorando) Me perdoa Deus, mas eu não aguento viver assim!

CENA CONGELA COM ANDRESSA LEVANDO OS COMPRIMIDOS 
À BOCA.

Cena XI
Narrador, Diabo, Andressa, Espírito Santo e Pecados.

Narrador:
Mas, quando a igreja cai, o Espírito de vida não desiste de lutar por ela.
Uma batalha é travada no mundo espiritual e a arma utilizada é a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus.

(Toca o fundo musical: Ressuscita do Ministério Ipiranga).

Espírito Santo entra em cena empunhando a “espada do Espírito” os pecados devem se pôr em posição de confronto. A medida que o Espírito guerreia com eles e os corta fora como se fosse frutos malignos, eles saem de cena. Satanás fica em cena com o Espírito Santo, eles se encaram e lutam cada um com sua espada, deve ser coreografada uma luta,  onde Satanás é vencido e cai ao chão e sai de cena fugindo.

Cena XII
Espírito Santo e Andressa.

Espírito Santo se aproxima de Andressa e descongela ela fazendo ela
jogar fora os comprimidos.

Andressa: (chorando ora)_Pai me perdoa, me perdoa! Como eu me deixei enganar dessa maneira?
Como eu me permiti ser dominada pelas minhas vontades? Me perdoa Pai!
Me perdoa, por não ter dado atenção ao teu aviso.
Eu perdi tudo, mas o que mais me dói é viver sem a tua presença! 
Volta para mim Espírito Santo. Volta para mim.

Espírito Santo (diz ao ouvido de Andressa) Levanta-te igreja minha.
Ressuscita, oh terra que estava morta.
Oh Vale de ossos secos, volte a respirar.

Andressa: (se levanta enxuga as lágrimas ergue a cabeça e diz) Eu vou recomeçar Pai!
Andressa sai do quarto com Espírito Santo enquanto continua tocando o fundo musical.
Fim

Textos base:
O pecado constantemente nos assedia.
"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. (Hebreus 12.1)
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:17)
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes." (Gálatas 5:19-21)




Autora: Eliane Mariz | Gênero: Roteiro | Editado: 20/06/13 | Atualizado: 26/08/17 

<< Trabalhos

Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um