Pular para o conteúdo principal

O que diz o Coração


O que diz o Coração
Existe um Reino imponente, uma pátria amada, porém não idolatrada, chamado "Reino de Justiça", lugar onde a peregrina Humanidade busca chegar, mesmo em meio a tantas trilhas existentes no Globo terrestre.
Há um guia capaz de levá-la com segurança a tal Reino, contudo isso não significa ausência de sacrifício e muito menos excesso ou até  mesmo existência de comodidade. 
Este guia chama-se Princípios.É um senhor de  cabelos brancos e compridos, barbas longas, uns dizem que ele é cara de Sabedoria,  sua mãe.
Outro personagem desta história é um ser perigoso ou que pelo menos gera uma certa  desconfiança, seu nome é Coração.
Coração é um jovem imaturo, com uma aparência de inocência, semblante amável, porém possui um olhar enigmático e sombrio.
Quem toma as decisões nessa história no entanto não é ele ou não deveria ser pelo menos. As decisões ficam por conta de Humanidade, ora ingênua, ora maliciosa, julga-se muito inteligente atrás de seus grandes óculos de Nerd, no entanto, é uma  "Maria-vai-com-as-outras.
Certa vez caminhando estes três rumo ao Reino de Justiça, se deparam diante de uma encruzilhada.
Princípios logo afirma em sua mansidão e sabedoria corriqueiras:
_ Devemos seguir este caminho árduo e cheio de obstáculos.
Coração por sua vez retruca dizendo:
_ Você está louco! Não percebe que existe aqui um atalho muito confortável que nos levará ao mesmo destino?
Neste momento Humanidade é posta à prova. Seguirá ela o que diz Princípios ou o que diz o Coração?
Humanidade um tanto desconfiada tenta convencer Princípios de que Coração é quem está com a razão.Afinal de contas ela não se interessava pelo caminho árduo oferecido por este Senhor que lhe pareceu um tanto ultrapassado. Disse ela:
_ Tem certeza que o caminho não é este outro Princípios?
No fundo um dúvida permeava a mente da Humanidade:
Por que temos que seguir sempre o caminho mais difícil para chegarmos à Justiça?
Princípios respondeu:
_ Tenho certeza que é o caminho mais longo e com mais obstáculos que nos levará ao lugar certo, porém se quiser seguir o que diz o Coração, a escolha é sua,  pode ser que não haja mais volta depois.
Por ventura, você conhece bem o atalho que deseja seguir? Tem mesmo certeza de que ele é caminho para Justiça?
Humanidade indecisa  olha para ele e para as duas estradas como quem está a tomar sua decisão.
Com um olhar de lamento Humanidade se despede de Princípios e segue o que diz o Coração.
Princípios com um semblante tristonho pensa em voz alta:
Bem disse o sábio: "enganoso é coração do homem e perverso quem o conhecerá?".
Enquanto anda ao lado de Humanidade em direção ao atalho, sem que esta se dê conta, Coração  olha para trás encarando Princípios e lança um olhar malicioso de causar arrepios.

Autora: Eliane Mariz   |   Gênero: Conto   |   Editado: 20/06/13   |   Atualizado: 18/08/17

Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um